A sombra do robot Curiosity na superfície de Marte. Primeira imagem obtida por uma das câmaras frontais minutos depois da chegada. São visíveis partículas de poeira sobre a cobertura que protege a lente da câmara (esta cobertura deverá ser removida em breve).
Crédito: NASA/JPL-Caltech.
Correu tudo como era esperado. O robot Curiosity poisou em segurança na superfície de Marte pelas 06:32 (hora de Lisboa)! A loucura irrompeu na sala de controlo da missão no momento em que a confirmação chegou retransmitida pela veterana sonda Mars Odyssey para uma das antenas do Deep Space Network, em Camberra, Austrália. Minutos depois seguiu-se a retransmissão das primeiras imagens duma superfície rochosa e poeirenta localizada algures no sopé do monte Sharp, no interior da cratera Gale.
Novas imagens serão obtidas nos próximos dias à medida que o robot explora o seu novo lar. Parabéns a todos os que tornaram possível esta extraordinária jornada até ao planeta vermelho!
12 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Hoorray!!! 😀
Este sucesso extraordinário é fruto de muita ciência e matemática.
Nenhum pseudo consegue sequer fazer um rover… quanto mais enviá-lo para outro planeta 😉
Notável, simplesmente notável! [4]
Very Nice.” Aaaquela Máááááquina!!!!”. Amartou e não se espatifou!
A ciência é maravilhosa!
uma pergunta… onde está Carlos Oliveira?
tempos que nao vejo seus posts
Olá Rodrigo,
Férias 🙂
abraços!
Aceitam-se apostas sobre qual será a APOD de amanhã.
O mais incrível estou a pensar agora: Isso foi só o Começo … 🙂
Bravo! Estive ansioso com esse evento!
Parabéns aos humanos envolvidos!
Notável, simplesmente notável! [3]
Aqui no Brasil o pouso seria às 2:30 da madrugada, infelizmente ficou difícil para acompanhar :/
Mas pelas barbas de Darwin! Não tenho palavras para expressar a euforia =D
Espírito [na boa explicação de Sagan em o Mundo Assombrado, é claro 🙂 ]
Oportunidade
e Curiosidade
Os combustíveis da exploração humana!
Author
Confesso que tive dificuldades em dormir. Tinha receio de não acordar a horas para ver a transmissão em directo. Mas lá consegui e, a partir das 05:45, lá estava eu agarrado ao monitor. Foi espectacular! Puder acompanhar tudo em directo, ver as primeiras imagens a chegar minutos depois do Curiosity ter poisado, foi espectacular! 😀
Luis, vou roubar-te a expressão: “Notável, simplesmente notável !”
De facto, eu não pude acompanhar a missão em directo, mas estava confiante que iria correr bem. Pelo que já li, realmente foi notável. Espectacular.
Agora, venha daí a ciência. 😀
Notável, simplesmente notável !
Depois de ter visto em Novembro, o lançamento em directo, senti por obrigação e Curiosidade fazer esta directa e assistir a este marco tecnológico que é o MSL.
Tudo o que poderia correr mal, não correu e admito, estou estupefacto por tal ter acontecido, pois o SkyCrane é de facto algo muito rebuscado, mas se a NASA o idealizou e o aplicou então é porque tinham a certeza de alguma coisa..
Mesmo não estando lá, o meu coração deve ter chegado às 200 ppm e quando finalmente, passados 14 minutos, se confirmou que o rover tinha pousado com sucesso festejei efusivamente, arriscando-me a acordar o pessoal todo cá em casa.. 😀
Grande feito este, venham mais (certamente virão) 😀
[…] Spirit e Opportunity (aniversário, naus portuguesas). Curiosity (entrevista, 7 minutos de terror, chegou, alegria, disco voador, alta definição, água, água, Rocknest, perfuração, auto-retrato, furo, […]