Podem (finalmente!) sossegar os mais ansiosos. A NASA divulgou há poucas horas a primeira panorâmica a cores do Curiosity! Apreciem-na:
Panorâmica a 360º em cores naturais do local de amartagem do Curiosity, obtida a 08 de Agosto de 2012 pela MastCam de 34 mm. Versão preliminar construída com 130 pequenas imagens, cada uma com um tamanho de apenas 144 por 144 pixels (cliquem aqui para verem a panorâmica na sua máxima resolução).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS.
Apesar de impressionante, esta panorâmica é ainda uma pequena amostra do que virá em breve. Devido a limitações na velocidade de transmissão de dados (normais nesta fase da missão), o Curiosity enviou para a Terra apenas pequenas versões de cada uma das imagens obtidas pela MastCam-34. Nos próximos dias, a equipa da missão espera receber as imagens no seu tamanho máximo de 1.200 por 1.200 pixels, pelo que podem imaginar o que nos espera nas próximas semanas!
As sombras projectadas pelo mastro onde se encontram as duas MastCam (a de 34 mm e outra de 100 mm) denunciam a hora tardia a que estas imagens foram captadas. Os halos acinzentados situados nas proximidades do robot são provavelmente fracções do leito rochoso expostas pelos foguetes do skycrane durante a fase final da amartagem. O monte Sharp (local a explorar nos próximos meses) encontra-se exactamente a meio da panorâmica, e exibe já, a esta distância, algumas variações cromáticas interessantes. Nos extremos da panorâmica são visíveis as montanhas da orla setentrional da cratera Gale, as mesmas recentemente fotografadas pelas NavCam.
Entretanto, chegaram também novas versões das primeiras imagens obtidas pelas NavCam logo após o levantamento do mastro. Estas imagens são particularmente interessantes porque mostram o estado em que se encontra o convés do robot, local onde se aninham alguns dos principais instrumentos científicos da missão. Vejam:
Auto-retrato do Curiosity construído com 20 imagens obtidas pelas NavCam a 08 de Agosto de 2012.
Crédito: NASA/JPL/James Sorenson.
Aparentemente, os foguetes do sky crane não lançaram muito poeira sobre o robot. No entanto, tiveram força suficiente para projectar alguns pedaços grandes de gravilha para cima do convés! Vejam uma das imagens do convés na sua máxima resolução:
Gravilha no convés do Curiosity numa imagem obtida por uma das NavCam a 08 de Agosto de 2012.
Crédito: NASA / JPL / Emily Lakdawalla.
Por agora é tudo. Espero trazer-vos neste fim-de-semana um resumo de todas as actividades realizadas pelo Curiosity durante esta primeira semana, bem como o essencial das actividades planeadas para a próxima semana. Até lá gozem este novo vídeo com imagens da MARDI:
Separação do escudo térmico visto pela câmara MARDI durante a descida do Curiosity até à cratera Gale.
Crédito: NASA/JPL-Caltech.
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Imagens belas, cada vez mais a ciência mostra a sua beleza, sua fonte rica de conhecimento, e o que ainda esta por vir, isso em qualquer área da ciência e do conhecimento. Blog muito bom.
visite-me: http://www.cambriano87.blogspot.com
Na terceira imagem, qual o motivo dos detritos em cima da sonda?
OOOk! Distracção minha. Já vi o que é o “Sky Crane”!
Tea Xau!
Uma questão. A segunda imagem (o auto-retrato) a Navcam, que a captou situa-se em que ponto do Mastro? Pela sobra, é visível que o topo do mastro se encontra direcionado para a frente. Confesso que fiquei um pouco confuso. Pode me ajudar a esclarecer esta dúvida?
Author
Olá Hélder,
Existem dois pares de NavCam no cimo do mastro, um do lado direito da MastCam-34 e outro do lado esquerdo da MastCam-100 (veja esta imagem: http://www.nasa.gov/images/content/672640main_malin-4_full.jpg). Apenas está em funcionamento uma câmara de cada par. As outras duas câmaras são sistemas redundantes que garantem o funcionamento desta parte essencial do robot até ao final da missão. 😉
Já agora, este sistema foi assim concebido para que se possam construir imagens tridimensionais do terreno em frente do Curiosity.
Muito obrigado pelo esclarecimento. Estou a vibrar com tudo isto, é sem dúvida nenhuma Magnifico… Obrigado.
Fabulosa MSL-Curiosity :))
Ponho aqui o web-link para a panorâmica interactiva:
http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA16029