Índia lança SPOT-6 e PROITERES

A Índia levou a cabo com sucesso o lançamento do satélite de observação da Terra francês SPOT-6. O lançamento teve lugar às 0423UTC do dia 9 de Setembro de 2012 e foi levado a cabo pelo foguetão PSLV-C21 a partir da Plataforma de Lançamento FLP do Centro Espacial Satish Dawan, Ilha de Sriharikota. A bordo seguiu também o satélite japonês PROITERES.

Com uma massa de 712 kg no lançamento, o SPOT-6 é o satélite mais pesado lançado por um foguetão PSLV para um cliente internacional. O satélite será capaz de observar a superfície terrestre com uma resolução de 1,5 metros. O satélite de observação óptica foi construído pela Astrium.

O pequeno satélite japonês PROITERES tinha uma massa de 15 kg no lançamento. O satélite tem como objectivo o estudo do voo propulsionado por um motor eléctrico, além de observar o distrito japonês de Kansai com uma câmara de alta-resolução.

O lançamento foi adiado por dois minutos devido a medidas de precaução. O satélite SPOT-6 separou-se do último estágio do lançador às 0441UTC com o satélite PROITERES a separar-se alguns segundos mais tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights