A Terra é um pequeno palco
Esta é uma fotografia tirada pela sonda Cassini ao planeta Saturno, em 2006.
Já no passado partilhei esta imagem, neste post.
Nesse post, coloquei toda a citação de Sagan, que vos convido a reler, clicando aqui.
Se clicarem sobre a imagem, a imagem irá ampliar. Na esquerda, ao lado dos anéis mais brilhantes, irão ver um pontinho insignificante no céu…
“A Terra é um palco muito pequeno, numa imensa arena cósmica.”
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
2 pings
A vida é uma dádiva maravilhosa que usufruímos neste nosso maravilhoso planeta, planeta que não é só nosso e sim de todos que o compartilham,sendo assim temos de respeitá-lo assim como o direito de todo ser que aqui nasceu ou ainda há de nascer, pequeno ou grande, violeta ou vermelho,crente ou ateu, pensante ou não… Rembrandt, lá pelas tantas, cansado e desiludido de uma vida financeira pobre porém intelectualmente rica, disse:a vida é uma prisão que só saíremos com a morte.
Não sei bem se a vida é realmente uma prisão, seja como for , difícil ou não, ela é o nosso maior bem, e para vive-la bem precisamos nos respeitar mais neste nosso delicado planeta no qual vivemos,e o que é mais estranho é que as pessoas parecem não ver que nós precisamos da Terra, já a Terra, se não me falha a memória, não tem a menor necessidade de nós.
Não direi que somos insignificantes, quem negar a importância da nossa existência estará sendo egoísta, o ser humano já progrediu bastante em muitas coisas (e regrediu e parou totalmente em outras, infelizmente); porém, somos tão pequeninos, vivendo num planeta tão maravilhosamente perfeito (sim, perfeito! Muitos não compreendem as catástrofes naturais, dizem que são os defeitos da Terra. Mal sabem eles que assim como tudo que existe, o planeta também respira e tem seus meios pra se manter em pé).
A fotografia acima é muito linda, digna de inspiração. Eu poderia ficar a noite toda aqui, tagarelando, mas acho que já falei demais. Eu adoro o Astro PT, a propósito! Até mais! 🙂
Author
Insignificantes, neste sentido:
http://www.astropt.org/2010/01/21/calvin-insignificante/
http://www.astropt.org/2011/04/26/insignificantes-2/
😉
abraços!
[…] desenhar, 9gag, cartoon, coadjuvantes. Mensagem de Sagan. Escalas no Universo. Pontinho. Pequeno palco. Indiferença. IMAX. Sol-Terra. Mancha-Terra. Quantas Terras no Sol. Sistema Solar. Planetas. […]
[…] A NASA publicou hoje este magnífico retrato de Saturno, obtido pela sonda Cassini em Outubro passado, quando esta viajava na sombra do gigante. Composto por 60 imagens captadas através de filtros para o violeta, o vermelho e o infravermelho, o novo mosaico mostra todo o hemisfério nocturno do planeta e o seu complexo sistema de anéis, desde o anel D (o mais interior) até ao ténue anel E. Aninhadas no canto inferior esquerdo do retrato, logo abaixo dos anéis, encontram-se, ainda, duas das suas maiores luas: Encélado (no seio do anel E) e Tétis (um pouco mais abaixo). Este novo mosaico assemelha-se a outro obtido pela Cassini em Setembro de 2006. Intitulado “Na sombra de Saturno”, esse primeiro mosaico tornou-se famoso por incluir uma invulgar aparição da Terra junto ao sistema principal de anéis. […]