Descoberta galáxia formada quando o universo era um bebé

Quando o Universo era um “bebé” de 490 milhões de anos já formava galáxias.
Uma equipa de astrónomos descobriu a galáxia MACS1149-JD1, que se tornou assim na galáxia mais longínqua, e por isso mais velha, que se conhece. É uma galáxia com cerca de 13,2 mil milhões de anos.
Note-se também que os autores do estudo estimam que as primeiras estrelas a formarem-se nessa galáxia já tinham cerca de 200 milhões de anos. Isso quer dizer que somente 300 milhões de anos após o nascimento do Universo já existiam estrelas.

“A detecção foi possível graças aos efeitos conjugados de lentes que vêem o Cosmos no infravermelho, instalados a bordo de dois telescópios espaciais – o Hubble e o Spitzer, ambos da agencia espacial norte-americana NASA – e de uma lente, natural essa, dita “gravitacional”. Um aglomerado de galáxias, situado entre MACS1149-JD1 e a Terra, que faz aumentar 15 vezes a luminosidade aparente da antiquíssima galáxia – o suficiente para a tornar visível. Desde 2010, a equipa olhou para 12 aglomerados de galáxias, à espera de que por trás deles se escondesse uma galáxia dos primórdios. A sua estratégia foi finalmente recompensada.”

Leiam em português o artigo completo, no jornal Público.
Leiam a comunicação original em inglês, aqui.

Por fim, deixem-me referir que esta descoberta já tem 5 meses, no entanto saíram novamente as notícias internacionais sobre ela devido ao artigo científico ter sido publicado anteontem na revista Nature.

Localização da galáxia MACS1149-JD1. Crédito: NASA

1 comentário

2 pings

  1. mt legal ^^

  1. […] – Galáxias (tag): mais velha, mais distante. Elípticas. Sombrero. Sombrero. Antenas (aqui). M51. Redemoinho (aqui). M74. M106. […]

  2. […] mostra um universo-bebé de cerca de 460 milhões de anos (a galáxia mais distante detectada, é esta). Ou seja, estamos a ver o Universo como ele era há 13,2 mil milhões de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights