A Costa Leste dos EUA está em estado de alerta. Nova Iorque está literalmente parada. A razão é o super-furacão Sandy que poderá ser a tempestade “mais forte de sempre a atingir território norte-americano“, daí ter sido rebaptizada de Frankenstorm.
Vejam a Sandy numa fotografia tirada por um satélite da NASA à zona de Baltimore:
No entanto, não acreditem nesta imagem que anda a ser divulgada pelas redes sociais:
Esta imagem é falsa. Foi criada em Photoshop, por Robert Bogdany, a partir de fotografias reais tiradas a 28 de Maio de 2004 por Mike Hollingshead (vejam os originais, aqui).
Se não estão a ver a CNN, como eu estou, então aproveitem para ver as ruas de NYC em directo, aqui, a CBS news, aqui, e o canal do tempo, aqui.
3 comentários
1 ping
As previsões da NOAA que se concretizaram com grande acerto:
http://www.nhc.noaa.gov/archive/2012/al18/al182012.discus.031.shtml
As previsões da NOAA acertaram ao mais pequeno detalhe, afinal tratou-se dum furacão dos mais fracos que quando bateu em terra já tinha enfraquecido para a categoria de “Ciclone pós-tropical.”
Apesar dos mortos a lamentar e dos prejuízos muito avultados que agora se começam a calcular, os avisos dos cientistas salvaram literalmente milhões de pessoas e pouparam muitos mais danos materiais.
Por cá devemos ter muita atenção durante tempestades e ciclones aos avisos do Instituto de Meteorologia, uma Ciência que hoje já tem uma previsibilidade muito grande no curto prazo (para 2 semanas as previsões são hoje muito acertadas).
O Sandy, em final de época de furacões, foi muito destrutivo porque aterrou numa zona densamente povoada, mas felizmente nem se comparava em intensidade com um Katrina ou com o Andrew de muito má memória.
É caso para se dizer que algum sensacionalismo na imprensa até serviu uma muito boa causa, pois quase toda a gente levou muito a sério os avisos dos cientistas.
A primeira imagem é poderosa!! Agora imagine-se a mancha vermelha de Jupiter…
[…] tema do momento nos EUA é o furacão Sandy. Para colocar as coisas numa perspectiva astronómica, este cartoon anda a ser partilhado nas redes […]