Furacão Sandy

A Costa Leste dos EUA está em estado de alerta. Nova Iorque está literalmente parada. A razão é o super-furacão Sandy que poderá ser a tempestade “mais forte de sempre a atingir território norte-americano“, daí ter sido rebaptizada de Frankenstorm.

Vejam a Sandy numa fotografia tirada por um satélite da NASA à zona de Baltimore:

No entanto, não acreditem nesta imagem que anda a ser divulgada pelas redes sociais:

Esta imagem é falsa. Foi criada em Photoshop, por Robert Bogdany, a partir de fotografias reais tiradas a 28 de Maio de 2004 por Mike Hollingshead (vejam os originais, aqui).

Se não estão a ver a CNN, como eu estou, então aproveitem para ver as ruas de NYC em directo, aqui, a CBS news, aqui, e o canal do tempo, aqui.

3 comentários

1 ping

    • Manel Rosa Martins on 31/10/2012 at 20:34
    • Responder

    As previsões da NOAA que se concretizaram com grande acerto:

    http://www.nhc.noaa.gov/archive/2012/al18/al182012.discus.031.shtml

    • Manel Rosa Martins on 31/10/2012 at 20:33
    • Responder

    As previsões da NOAA acertaram ao mais pequeno detalhe, afinal tratou-se dum furacão dos mais fracos que quando bateu em terra já tinha enfraquecido para a categoria de “Ciclone pós-tropical.”

    Apesar dos mortos a lamentar e dos prejuízos muito avultados que agora se começam a calcular, os avisos dos cientistas salvaram literalmente milhões de pessoas e pouparam muitos mais danos materiais.

    Por cá devemos ter muita atenção durante tempestades e ciclones aos avisos do Instituto de Meteorologia, uma Ciência que hoje já tem uma previsibilidade muito grande no curto prazo (para 2 semanas as previsões são hoje muito acertadas).

    O Sandy, em final de época de furacões, foi muito destrutivo porque aterrou numa zona densamente povoada, mas felizmente nem se comparava em intensidade com um Katrina ou com o Andrew de muito má memória.

    É caso para se dizer que algum sensacionalismo na imprensa até serviu uma muito boa causa, pois quase toda a gente levou muito a sério os avisos dos cientistas.

    • Ricardo Correia on 30/10/2012 at 20:51
    • Responder

    A primeira imagem é poderosa!! Agora imagine-se a mancha vermelha de Jupiter…

  1. […] tema do momento nos EUA é o furacão Sandy. Para colocar as coisas numa perspectiva astronómica, este cartoon anda a ser partilhado nas redes […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights