O Pediasuit, desenvolvido no Brasil, é um fato ortopédico inspirado nos fatos usados pelos astronautas da NASA.
“A Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) de Faro está a desenvolver um projeto que visa ajudar as crianças com este problema ou outros distúrbios neurológicos através de um fato inspirado em tecnologia usada por astronautas da NASA, agência espacial norte-americana.
Em declarações à Lusa, a promotora do projeto “Vamos Ser Astronautas”, Graciete Campos, contou que o projeto consiste na utilização de um fato originalmente usado por astronautas em voos espaciais, mas adaptado à reabilitação de pessoas com paralisia cerebral, em particular crianças.
O fato ortopédico dinâmico em causa, desenvolvido por uma equipa de reabilitação do Brasil e batizado “Pediasuit”, inspirou-se no impacto da ausência de gravidade sentido pelos astronautas, que é semelhante às alterações neuromotoras nos pacientes com esta patologia.
O “Pediasuit” ajuda, portanto, a neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade, tais como a atrofia muscular, a perda de densidade óssea ou as alterações do controlo motor. A utilização do fato em exercícios contribui para normalizar o tónus muscular, diminuindo os movimentos descontrolados e melhorando a postura e simetria corporais, entre outras vantagens. (…)”
Leiam o artigo completo, aqui.
Para acederem ao website do Pediasuit, cliquem aqui.
2 comentários
1 ping
Mais uma razão para não lamentar o dinheiro investido na Ciência. Cumprimentos.
Em Portugal, e a título pessoal, indico a Associação BIPP como exemplar no apoio às Crianças e aos Pais com paralisia cerebral e outras situações que requeiram cuidados mais específicos.
Obrigado ao AstroPT por este artigo, :))
http://www.facebook.com/bipp.associacao?fref=ts
http://www.bipp.pt/
[…] esta seja uma excelente notícia que mede o empenho e a dedicação de todos os profissionais que ajudam com […]