Objectivo educacional do AstroPT

O projecto AstroPT tem como objectivo principal transmitir informação científica, nomeadamente astronómica. Mas a verdade é que também desmistificamos muitos disparates que se vão vendo pela web, pela imprensa e pelas televisões, e também publicamos artigos que explicam o que é a ciência e o pensamento científico.
O objectivo é ir para além de “dar informação”, mas desenvolver o pensamento competente dos nossos leitores de modo a terem um nível mais elevado de literacia funcional (podem ler sobre estes termos, neste post).

Este é um conceito educacional que aplico nas minhas aulas, como já tenho dito algumas vezes por aqui. Daí começar por dizer na primeira aula aos meus alunos que lhes vou mentir bastante ao longo do semestre. E faço-o conscientemente. O objectivo é aplicar técnicas que desenvolvam o sentido crítico deles, e que eles deixem de acreditar em mim, mas que percebam a verdade objectiva por eles próprios, mesmo que seja contrária àquilo que eu lhes digo. Já falei sobre isto neste post.

O objectivo de um astrobiólogo, por exemplo, é encontrar vida extraterrestre. Quando o conseguir, terá o objectivo de vida concretizado. Essa será a felicidade maior de um astrobiólogo.
Todas as profissões têm um objectivo que será a felicidade suprema dos seus profissionais.

No caso dos educadores, na minha visão das coisas, é que os seus alunos consigam apreender os conceitos e pensar por si próprios.

No blog, é excelente lermos comentários com elogios ao nosso trabalho.
Mas, mesmo quando não temos responsabilidade nisso (devido às limitações do blog), é extremamente gratificante lermos comentários com críticas construtivas em que os comentadores aplicam o tal pensamento competente que referi em cima, não acreditando em nós simplesmente, mas procurando a verdade por si próprios, demonstrando uma literacia funcional que os coloca num patamar acima do normal.

information literacy

Tudo isto para dizer que adorei este comentário feito pelo nosso leitor Gabriel Rosa, que corrigiu uma informação que demos há 2 anos e meio.
Mas há mais. Ainda ontem, o nosso leitor Bailo detectou um detalhe importantíssimo nesta suposta profecia da NASA.

De um ponto de vista educacional, só posso dizer: Excelente! 😀

4 pings

  1. […] orgulhosos do nosso trabalho voluntário, como aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, etc. O nosso objetivo educacional está a ser […]

  2. […] É verdade que não dizemos não ao saudável aspeto do humor. Mas temos por missão um objetivo educacional. A educação científica. […]

  3. […] Comentários. Feedback pontual. Personalidade. Hábitos. Serviço Público. Porque divulgamos. Objectivo Educacional. Respostas. Questionário Missões. Parcerias. Colaborações. Revistas. Eventos e Efemérides. […]

  4. […] verdadeiramente orgulhosos do nosso trabalho, como aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, etc. O nosso objetivo educacional está a ser […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights