Desde 1880, o ano 2012 foi o nono mais quente

719282main_2008_2012_printdata.1462

“O ano de 2012 está entre os dez mais quentes desde 1880, confirmando a tendência de aquecimento da Terra, segundo dados da NASA. A temperatura média global foi de 14,6 graus Celsius, ou 0,55 graus acima da média observada a meio do século XX.
Segundo a revisão anual das temperaturas médias da Terra feita pelo Instituto Goddard de Estudos Espaciais, da NASA, 2012 foi o nono ano mais quente, com o termómetro global praticamente a igualar os níveis de 2011. Ambos os anos ficaram num patamar abaixo do pico máximo atingido em 2010. Em grande parte, isto deve-se ao fenómeno La Niña, uma redução sazonal da temperatura da faixa tropical do Pacífico. O seu contrário – o El Niño – normalmente faz subir a temperatura média da Terra. (…)”

Leiam o artigo completo, no Público e na NASA.

3 comentários

  1. Mesmo que o aquecimento global não seja provocado por nós (o que não acredito) temos o dever alterar o nosso comportamento, pois mais tarde ou mais cedo vai acabar (ou já acabou) por acontecer.

    • Manel Rosa Martins on 18/01/2013 at 15:10
    • Responder

    Olá Renan, o Professor que logrou o doutoramento em climatologia entes de mais está de parabéns por esse facto. Mas esse argumento por si só, nem uma entrevista, por muito bem feita que esteja, são o factos do consenso científico.

    As linhas de evidência do aquecimento global provocado pela actividade industrial humana são multiplas e revistas pelos pares, em sede de debate científico. Por exemplo as temperaturas da atmosfera são um conjunto de dados significativo mas de baixa relevância em climatologia, são de relevância muito mais elevada em meteorologia.

    Aqui neste link que coiloco estão reunidas as provas, bem como os factores de incerteza e as diversas famílias disciplinares de linhas de evidência. Para a Ciência, o aquecimento global é um facto pacífico e consensual. e faz parte do método científico que existam divergências ,mesmo de fundo.

    Por exemplo há cientistas que afirmam que a Gravidade na Terra é uma ilusão de óptica derivada dum efeito tridimensional dum laser virtual. Essa hipótese é respeitada mas não reúne consenso pois não há provas revistas pelos pares disso. E a Gravidade, que reúne consenso na Teoria Geral da Relatividade, tem muito menos provas do que as do aquecimento global provocado por cerca de 150 anos de desequilíbrio acentuado numa das fases do ciclo do carbono.

    Junto então o consenso para o Renan comparar. Este é concludente, em termos de Ciência, mas como os factos falam por si próprios o Renan que conclua, por si, a partir deles.:

    http://climate.nasa.gov/evidence

    E os factos no relatório técnico do consenso científico:

    http://www.ipcc.ch/pdf/ar5/ar5-outline-compilation.pdf

    Obrigado, é raro encontrar a sua serenidade neste tema, muito corroído pelos ideologias políticas e pela baixeza dos ataque de foro criminal aos Cientistas, como roubo de correspondência e tentativas de corrupção intelectual pelo lóbi da petrolífera Exxon. Felizmente esta gigantesca companhia já recuou nestes péssimas práticas e admitiu o seu erro, conseguindo lavar a sua imagem junto dos seus parceiros de negócios, à imagem do que conseguiu lavar no seu gigantesco derrame petrolífero no estreito de Valdez no Alasca.

    • Renan Boschetti on 17/01/2013 at 21:04
    • Responder

    Tem um Doutor em climatologia aqui na USP(universidade de São Paulo), que afirma categoricamente que o aquecimento global é uma farsa, já assisti algumas palestras dele e achei seus argumentos bem sólidos, de maneira bem concisa, ele os expõe nessa entrevista: http://www.youtube.com/watch?v=3_GPLlJv6x0

    Qual a sua opinião sobre essas afirmações?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights