No mês passado, a NASA anunciou resultados fantásticos conseguidos pelo rover Curiosity na superfície de Marte.
Como nos explicou o Sérgio Paulino:
“(…) Yellowknife Bay, a área que o Curiosity está neste momento a explorar, terá sido a zona terminal de um antigo sistema fluvial ou leito de um lago. Este ambiente poderá ter providenciado gradientes químicos e outras condições propícias para a vida microbiana. (…)”
Foram encontradas argilas, sulfatos e outros minerais. Naquele local já correu um rio (água doce) ou existiu um lago à superfície.
Foram também detectados: enxofre, azoto, hidrogénio, oxigénio, fósforo e carbono – ingredientes essenciais para a vida.
Ou seja, resumindo:
Foi encontrado um ambiente húmido, com certos elementos e compostos químicos, que denotam condições favoráveis à vida tal como a conhecemos, no passado longínquo de Marte (há alguns milhares de milhões de anos).
Na prática, isto já se sabia.
Já se sabia que o passado de Marte teve condições para a vida tal como a conhecemos. Teve certamente uma atmosfera muito mais espessa que actualmente, o que também lhe permitiu ter água líquida a correr na superfície do planeta.
Periodicamente, encontram-se novas evidências (o que é diferente de “provas”) para sustentar esta ideia de que existiram condições (e não “vida”) habitáveis (o que é diferente de “habitadas”) no passado (e não no “presente”) de Marte.
Foi isso que aconteceu agora: encontraram-se mais evidências.
Se o Curiosity falasse teria dito: “Olha, existia aqui um lago há 3 mil milhões de anos. Fantástico. Cheguei há poucos meses e já encontrei um sítio que teve água doce no passado! Afinal, no passado não existia só água salgada por aqui!”
Não tem nada a ver com ter-se encontrado vida, e muito menos tem a ver com o presente.
Perceberam isto, certo?
Agora vejam aquilo que eu vi na SIC Notícias:
Felizmente, após o meu contacto imediato, mudaram a notícia e colocaram aquilo que realmente aconteceu.
Mas vejam aquilo que vi na RTP, no Bom Dia Portugal:
Tal como fiz para a SIC Notícias, também contactei imediatamente a RTP de modo a corrigirem a notícia.
Infelizmente, não o fizeram e continuei a ver aquela “notícia” mais algum tempo.
1 comentário
3 pings
Não se pode acreditar em tudo que a TV fala, no dia que vi algumas notícias até assustei quando disseram que havia provas de existência de vida em marte no passado.
[…] Gale. Aram Chaos. Esperance. Vulcões propícios à vida. Vídeo. Ambiente favorável à vida e não vida no presente. Evolução. Vida. Luas (Medo e Terror). Comparação. Humor. Descobertas na comunicação social. […]
[…] tido cada vez mais o que não queríamos que fosse, mas que é. A TV divulgou que foram encontrados indícios de vida em Marte; os jornais informaram que um cientista, que é só empresário, criou uma máquina do tempo que, […]
[…] falamos desta descoberta, aqui e aqui. Vejam agora a conferência de imprensa da […]