O Frankenstein do Sistema Solar !

miranda

Esta é a lua Miranda, de Urano.
Ela parece que foi montada a partir de peças que não chegaram a se encaixar corretamente.

Com cerca de 500 km de diâmetro, é apenas um sétimo do tamanho da Lua, um tamanho que parece improvável para possuir uma intensa atividade tectonica. No entanto, Miranda possui paisagens estranhas e variadas, incluindo três grandes características conhecidas como “coronas” (as regiões enrugadas, uma em cada pólo e uma no equador da Lua), que são únicas entre os objetos conhecidos em nosso sistema solar. Elas são regiões de poucas crateras mas ricas em cristas e vales, separados de um terreno cheio de crateras (e presumivelmente mais velho) por fronteiras nítidas mas que não se “encaixam”.

Os canions gigantes de Miranda são até 12 vezes mais profundos que o Grand Canyon.
A lua também possui a mais alta falésia do sistema solar, chamada Verona Rupes, com cerca de 10km de altura em seu ponto mais alto. Devido à baixa gravidade de Miranda, uma rocha solta da borda desta falésia levaria mais de 10 minutos para chegar ao pé do precipício !

A formação deste mundo bizarro ainda é motivo de debate.
Aquando da tomada das imagens pela Voyager 2, foi proposto que Miranda teria sofrido um impacto titanico que teria estilhaçado a lua sendo que seus pedaços posteriormente voltaram a se fundir. Entretanto a hipótese mais aceita atualmente é que em algum momento e período de tempo Miranda adquiriu uma órbita muito elíptica levando a lua a atingir distâncias muito próximas e muito distantes de Urano. A grande variação da intensidade da ação gravitacional de Urano ao longo de sua órbita ocasionou uma tensão na estrutura interna da lua pelo seu sucessivo “esticamento e encolhimento”. Esta tensão se traduziu em atrito das camadas internas o que produziu grandes quantidades de calor. Neste período a lua sofreu uma explosão de atividade sísmica que levou à formação de suas exóticas superfícies e de suas formações geológicas extremas.

————————————————————————————————–