Erupção solar no dia do trabalhador

Maio teve início com um espectacular fenómeno no extremo leste do disco solar. Vejam o vídeo em baixo:

 

Na madrugada do dia 1 de Maio, uma região activa ainda não numerada produziu uma violenta erupção, lançando uma gigantesca onda de plasma no espaço. Imagens obtidas pelos coronógrafos dos dois observatórios STEREO confirmam que a ejecção de massa coronal emergiu do local da erupção, a uma velocidade superior a 1,5 milhões de quilómetros por hora. A Terra não se encontra na linha de fogo, pelo que não são esperados efeitos significativos na actividade geomagnética.

ejeccao_massa_coronal_SDO_SOHO_010513Ejecção de massa coronal do dia 1 de Maio vista pelo Solar Dynamics Observatory na banda do ultravioleta extremo (304 Å), e pelos dois coronógrafos do SOHO (nas imagens o círculo branco representa os limites do Sol).
Crédito: NASA/ESA.

7 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olá, boa tarde!
    Será que essas erupções constantes não anuncia algo maior que possa vir e atingir a Terra, ou são comportamentos, fenômenos normais do sol?

    Outra dúvida, não tem muito a ver com a matéria, mas ouvi falar que os planetas do sistema solar estão com as órbitas perturbadas, algo vindo, não entendi muito bem, não falou de Nibiru, posição da lua estranha, lua ainda aparecendo de dia. Bom, eu não entendo disso, mas isso que ouvi procede?
    Obrigado e bom trabalho!

    1. Fenómenos totalmente normais.

      Não procede. A Lua aparece regularmente de dia. Não há qualquer posição estranha da Lua. Não há nenhuma órbita perturbada.

      abraços

  2. E se estivéssemos em linha com essa erupção, o que poderia acontecer?
    O escudo magnético que temos e a nossa atmosfera seriam suficiente para nos proteger?
    Obrigado

    1. Auroras.

      Temos essa experiência muitas vezes 😉

      1. Mas, desse tamanho, com essa intensidade, Carlos?

      2. E com muito mais 😀

    • Samuel Junior on 02/05/2013 at 15:37
    • Responder

    Caramba, ejetou uma grande quantidade de matéria esta ejeção e a Terra é mínima em tamanho comparada ao tamanho desta explosão. Ainda bem que não estávamos na direção dela. 😛

  1. […] A segunda foi um evento classe-M5 produzido pela região 1739, a mesma responsável pela violenta erupção da passada quarta-feira. Imagens obtidas pelo Solar Dynamics Observatory mostram uma gigantesca pluma de plasma quente a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights