Imaginação

It pays to keep an open mind but not so open your brains fall out

Uma das críticas mais comuns aos cientistas é que eles deveriam ter uma mente mais aberta.
No entanto, a mente não pode estar completamente aberta a tudo, senão o cérebro cai; ou dito de outra forma: senão entra todo o lixo sem haver quaisquer filtros (evidências, racionalidade, literacia funcional). Imaginem que aceitam todas as parvoíces que ouvem, mesmo que essas parvoíces sejam nitidamente falsas: sereias, Pai Natal, chuva serem lágrimas do deus da chuva, unicórnios voadores invisíveis, etc. Neste caso, o vosso cérebro serviria somente como aterro sanitário.

79e0928efa27

Normalmente esta crítica está associada a outra: os cientistas não têm imaginação.

No entanto, a ciência é o que de mais imaginativo temos!
Em nenhuma outra área é possível compreender o que se passa a gaziliões de quilómetros de distância.
Em nenhuma outra área seria possível criar algo chamado “realidade virtual”.
Em nenhuma outra área seria possível criar algo que nos permitisse comunicar de forma quase instantânea a milhões de quilómetros de distância com “energias invisíveis”.

A ciência faz isto tudo porque tem uma capacidade de imaginação e execução incríveis.
Não é magia. É ciência.

Todos os dias utilizamos conhecimento científico que prova que a mente dos cientistas está suficientemente aberta para criar tecnologias verdadeiramente imaginativas.

A mente está suficientemente aberta, mas com a devida filtragem daquilo que é treta.
Nunca nenhum pseudo alguma vez criou alguma coisa que beneficiasse a Humanidade.

O “impossível” torna-se realidade devido à mente e à imaginação dos cientistas.

use_your_imagination_by_zyde-d30tr94

1. Interessante é que a imaginação “nem tão científica” provocou mudanças na ciência.
    Existem diversos exemplos de tecnologias hipotéticas que existiriam só na literatura mas que impulsionaram cientístas a dedicarem muito tempo e dinheiro em torna-las realidade.

Ou seja não são só a imaginação dos cientístas as responsáveis pelas mudanças científicas.
    Mas pessoas comuns mas muito imaginativas também forçaram novas descobertas cientifcas.

Exemplos.
    Tele-Transporte: Não sei quantos milhões já foram investidos, mas parece que já conseguimos tele-transportar um atomo..

Já criaram uma tecnologia baseada na luz que pode tornar realiade um “raio-trator”.

O “Tricorder” do StarTreck esta em vias de ser desenvolvido, se utilizando de uma tecnologia sônica que interpreta nossas células sem ter contato direto.

E o “manto da invisibilidade” em breve todos que tiveram uma boa grana poderão comprar o seu hehe

etc..

1. Note que aquilo que aparece na ficção científica são especulações a partir da ciência que já existia na realidade na altura.
      Aliás, em relação a Star Trek, sabemos até quem eram as pessoas que andavam em bibliotecas a ler os livros de diversos tipos de ciência de modo a especular sobre aquilo que poderia existir no futuro com base naquilo que se sabia na altura.

E Star Trek é sobre inovações para daqui a 300 anos…