Espectacular vista sobre o hexágono de Saturno

hexagono_Saturno_WAC_ISS_Cassini_240713O pólo norte de Saturno numa composição em cores aproximadamente naturais construída com imagens obtidas pela sonda Cassini a 24 de Julho de 2013, através de filtros para o violeta, o verde e o vermelho.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.

Com a aproximação do Verão no hemisfério norte de Saturno, a luz solar vai lentamente cobrindo as latitudes mais setentrionais do planeta. Nos últimos meses, a Cassini tem tirado total vantagem destas excepcionais condições de iluminação para observar toda a extensão da gigantesca tempestade hexagonal que paira sobre a região.

A composição de cima foi obtida anteontem, a cerca de 973 mil quilómetros de distância, e mostra o hexágono do pólo norte de Saturno como seria visto pelo olho humano. À direita é possível ver os anéis seccionados pela sombra do planeta.

2 pings

  1. […] mancha a diminuir, explosão, 65 + 2 luas, JUNO, JuIcE). Saturno (anel gigante, tempestade, hexágono, vórtice, rosa vermelha, oposição, oposição, documentário, 8 anos em vídeo). Úrano (foto, […]

  2. […] Saturno teve uma tempestade que era um sinal (que entretanto desapareceu) 5 – Saturno tem uma gigantesca tempestade hexagonal no seu pólo norte, o que denota que Saturno está a abrir os olhos, a acordar. 6 – o alinhamento dos 3 planetas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights