LADEE atinge a órbita lunar

Image converted using ifftoanyRepresentação artística da sonda LADEE na órbita lunar.
Crédito: NASA Ames/Dana Berry.

A sonda LADEE alcançou hoje, pelas 11:57 (hora de Lisboa), a órbita lunar. A notícia foi divulgada durante a tarde por um dos navegadores da missão na sua conta do Twitter.

Aparentemente, a sonda está em excelentes condições. Infelizmente, devido ao fecho das instituições públicas americanas, não haverá nos próximos dias qualquer comunicado oficial da NASA com mais detalhes sobre esta fase da missão.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Obrigado Sérgio

    determinar a densidade global, composição e variabilidade da exosfera lunar (a ténue atmosfera da Lua); investigar os processos que controlam a sua distribuição e variabilidade espacial e temporal; medir a densidade de partículas de poeira exosféricas, e caracterizar a sua variabilidade e impacto na exosfera lunar; determinar as dimensões, carga e distribuição espacial dos grãos de poeira transportados electrostaticamente desde a superfície lunar, e avaliar os seus efeitos nos veículos e fatos espaciais.

    A LADEE irá testar também várias tecnologias inovadoras, incluindo o seu sistema de montagem modular, uma arquitectura que poderá vir a reduzir significativamente os custos de futuras missões interplanetárias.

    achei muito legal, sou muito interessado no assunto “Atmosfera da Lua” 🙂

    mas depois vi isso

    A fase científica da missão terminará 100 dias depois, quando se esgotar o combustível da sonda e a sua órbita começar a decair.

    É uma pena que um equipamento assim tão espetacular, tenha um prazo de funcionamento tão curto.
    Creio que apesar de curto, trará (deve ter começado já inclusive) informações muito interessantes,

    Acho que tínhamos que “dar um jeito” de manter mais tempo essas sondas no espaço e assim diminuir tanto a quantidade deles por lá quanto o envio deles pra lá ..

    Acho que da, mas elevaria o custo, um sistema de auto-reparação que funcione com energia solar, oq acha?

    1. Olá Xevious,

      Os custos são sempre um grande problema. No caso da LADEE, a limitação é o combustível. Carregar mais combustível significaria transportar mais peso e, consequentemente, exigiria um foguetão mais potente para colocar a sonda no espaço. Os engenheiros tiveram certamente de chegar a uma solução de compromisso entre os objectivos científicos da missão e as limitações de peso (a LADEE nem sequer transporta uma simples câmara). 😉

  2. Oq vai fazer a sonda?
    tipo que instrumentos tem e talz..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights