A anti-conspiração do cometa ISON

O C/2012 S1 (conhecido como ISON) foi descoberto em 21 de Setembro de 2012 pelos astrónomos Vitali Nevski da Bielorrússia e Artyom Novichonok da Rússia. É originário da Nuvem de Oort e “passará a apenas 0,012 UA do Sol no final de Novembro de 2013, rumando depois para uma passagem a 0,4 UA da Terra no início de Janeiro de 2014. De acordo com os parâmetros orbitais até agora disponíveis, este novo cometa poder-se-á tornar visível a olho nu no período entre Novembro de 2013 e Janeiro de 2014, podendo mesmo atingir magnitudes negativas durante a sua passagem pelo periélio!”. aqui

A magnitude aparente é uma escala para comparação do brilho das estrelas que “fornece uma forma de comparar de quão brilhante um objeto parece em relação a outro, mas não quão brilhante ele é. Isto porque a magnitude aparente depende da distância em que o objeto se encontra. Quanto maior for o brilho aparente do astro, menor será o valor da sua magnitude.” neste sítio

Podemos ver aqui uma imagem da magnitude aparente de alguns objectos do zoo cósmico

Em Agosto o cometa saíu “da “zona congelada”,” uma região que começa a 370 milhões km do Sol e fria o suficiente para que os compostos de hidrogênio como a água, amônia e metano se condensem em grãos sólidos de gelo.” daqui

Quanto à magnitude (o seu brilho) o ISON poderá, de acordo com alguns modelos de magnitude, atingir até 19 magnitudes negativas.

Nas noticias mais recentes, o cometa passou, no início deste mês a 10,8 milhões de km de Marte, e em Dezembro ficará no ponto de máxima aproximação da Terra: 60 milhões de quilómetros do nosso planeta, cerca de 160 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Até aqui as boas notícias. Agora vamos ver as más.

O mundo vai acabar outra vez… Ou talvez não. Mas algo se passou recentemente. Eu tenho um dever social, uma responsabilidade de seguir alguns sites e blogs de conspirações e de aldrabices para estar a par das novidades – que têm sido muito previsíveis e pouco criativas, infelizmente – para poder escrever aqui no AstroPT. Até que chegou o dia em que li, pasmado, uma novidade, e uma daquelas imprevisíveis! Li, num desses blogs que não faço publicidade, que o autor se referiu ao cometa ISON como… e reparem só nisto: “cometa ISON”. É isso mesmo, nada de conspirações. Pelo contrário, um texto a explicar o que é o cometa e um texto com informações correctas.

Houve já quem avistasse OVNIS em fotos do cometa mas, e como o autor explica, a foto é o “resultado de três exposições diferentes do telescópio espacial Hubble, o qual não estava seguindo o cometa: os movimentos do cometa e do telescópio criaram três imagens com diversas perspectivas, imagens que sucessivamente foram combinadas pela Nasa para obter uma única fotografia, mais espetacular”.

Depois de divulgada, obviamente que foi tratada como um OVNI escondido pelos governos. Na verdade, é uma “série de 5 imagens de longa exposição registradas pelo telescópio durante 40 minutos e em seguida combinadas para formar uma única cena, em um processo chamado “stack”. Cada uma tem aproximadamente 480 segundos de duração e podem ser vistas separadamente no mosaico aqui. Este site explica muito bem como foi originada a fotografia, aqui.

Pela primeira vez leio um texto num site de conspirações, que é anti-conspiração. Acho que desta vez, sim, o mundo vai mesmo acabar!

1. “O mundo vai acabar outravez… Ou talvez não. Mas algo se passou recentemente. Eu tenho um dever social, uma responsabilidade de seguir alguns sites e blogs de conspirações e de aldrabices para estar a par das novidades – que têm sido muito previsíveis e pouco criativas, infelizmente –para poder escrever aqui no Astro”

Dário S. Cardina Codinha…este pequeno trecho foi lindo! Até arriscaria a escrever… inspirador!!! Vou imprimir e colocar num quadro, algures num laboratório em Lisboa…será sempre um motivo de “inspiração”, pelo menos para rir!
    Afinal não é só em blog´s de conspiração que poderemos ler umas “coisas interessantes”…

Ah! Obrigado, pelo seu “dever social”… e pela sua “responsabilidade” fico mais descansada, e tenho a certeza que o resto da humanidade também… 🙂

1. Não entendi.

Acha que os vigaristas devem fazer o que quiserem sem serem avaliados?