Sonda registra em vídeo pela primeira vez Lua orbitando a Terra

earthmoon

Quando a espaçonave Juno, da NASA, voou pela Terra em 9 de outubro desse ano, recebeu um impulso de velocidade de mais de 8.800 mph (cerca de 7.3 km/s), que a pôs em curso para um encontro a 4 de julho de 2014 com Júpiter.

Um dos sensores de Juno, um tipo especial de câmera otimizada para rastrear estrelas fracas, teve também uma visão única do sistema Terra-Lua. O resultado foi um vislumbre intrigante (e em baixa resolução) de como nosso mundo pareceria do ponto de vista de um visitante de fora.

As câmeras que tiraram as fotos para o vídeo estão localizadas próximas da ponta de um dos três braços solares da espaçonave e são parte do MAG (Investigação do Campo Magnético) da Juno e são normalmente usadas para determinar a orientação dos sensores magnéticos. Estas câmeras olharam pelo lado da luz do array solar, conforme a espaçonave se aproximou, as 4 câmeras do sistema apontavam para a Terra. Nosso planeta e a lua foram capturadas pelas câmeras quando Juno estava a 966.000km de distância – cerca de 100 vezes a distância entre a terra e a lua.

Durante o sobrevôo, timing é tudo. Juno estava viajando cerca de duas vezes mais rápido que um satélite, e a espaçonave propriamente dita girava a 2 rpm. Para juntar um filme como esse, a nave teve que capturar um quadro cada vez que a câmera estava encarando a Terra no instante exato. Os quadros foram enviados para a terra e processados no formato de vídeo. Confira o resultado:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights