ISON morreu
Crédito: Eric Allen
É oficial: o cometa ISON morreu.
Após várias tentativas de o visualizar quer por sondas espaciais, quer por observatórios terrestres, quer por astrónomos amadores, a evidência é óbvia: ninguém consegue ver o cometa ISON.
Ou seja, o cometa deixou de ter núcleo. O núcleo desintegrou-se totalmente ao passar perto do Sol e neste momento o que deverá existir será uma nuvem de pequenos detritos, fragmentos do cometa, que continuará na órbita original do cometa.
Daqui a alguns dias será feita a última tentativa: o Telescópio Espacial Hubble será apontado ao local onde o cometa deveria estar. No entanto, ninguém tem esperança que o cometa apareça na visão do Hubble.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
8 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
tá parecendo uma novela , me desculpe mas temos algo mas importantes para ser postado . gostaria de uma matéria não sei se ela já foi realizada . Sobre estrelas 1 bilhão de vezes maiores que o sol .
link : http://www.youtube.com/watch?v=ODrfzO6Y2S8 meio curto eu esqueci qual era o outro video mas esse está valendo …
e também gostaria de propor uma história do surgimento do universo . Bom eu sei de A a Z de como se surgiu na forma Criacionista e nas Teorias Cientificas mas gostaria de um Post ou de um Documentário se possível mas complexa e aprofundável .
e se possível faz um post sobre a teoria da “TERRA OCA” TEORIA TEORIA TEORIA TEORIA nada passa de uma TEORIA é bem legal e aposto que a galera vai gostar 😀
Link de um pouco do vídeo sobre a teoria da Terra OCA : http://www.youtube.com/watch?v=yvOOKGkGx9c merece um filme ;D .
poderia passar um ano pedindo postagens mas só essas esta legal kkk 😀 obrigado e se possivel responde o meu comentário *o* . Ate mas .
Author
Sugiro que procure esses assuntos nos locais respectivos. Todos esses assuntos já tiveram direito a vários posts.
Se utilizar a “caixa” chamada “procurar” ou as categorias (ex: escalas e cosmologia), encontra facilmente esses assuntos aqui no blog.
abraços
Alguém sabe de alguma notícia de alguém que tenha pego ‘um pedaço’ dele?
Pelo que sei por mais alguns dias tem essa probabilidade.
Author
Alguém foi ao espaço buscar um fragmento dele?
Até antes da fragmentação do Ison já era previsto que por essa época ‘cairiam’ alguns detritos dos que acompanham o Ison.
Inclusive já foi calculado que eles cairiam no hemisfério norte.
A data das maiores incidências terminariam amanhã.
Pensei que já que o Ison foi assim tão famoso, algum maluco se interessaria em ter um pedaço dele.
E inclusive acabei de ver uma reportagem ‘aqui mesmo’ falando sobre um Bólido no Arizona, ainda não li a matéria, não sei se ele tem a ver com o Ison ou com os meteoros geminídeos..
Author
Que fontes científicas dizem isso?
Acho que ele leu sobre isto:
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/05/11/passagem-do-cometa-ison-vai-cobrir-terra-de-poeira-em-2014.htm
Author
Não liguem às notícias de jornais 😉
[…] tentou observar pela última vez o cometa ISON. As imagens que obteve são esclarecedoras. Como muitos esperavam, o Hubble não detectou qualquer vestígio do núcleo do ISON, o que sugere que o cometa se […]