Descoberta Galáxia que não mudou desde a formação

ngc1277

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu a galáxia NGC 1277, que se encontra relativamente perto de nós: a uma distância de “somente” 220 milhões de anos-luz.

Esta galáxia formou-se quando o Universo era uma “criança” de apenas 2.000 milhões de anos e não mudou desde então (o que é surpreendente). Ela continua bastante maciça e compacta. A sua não-mudança deve-se à galáxia ter-se mantido isolada da sua vizinhança, não tendo tido oportunidade de aglutinar material que se encontrasse à sua volta.

Desta forma, a galáxia permite-nos estudar o Universo “primitivo” perto de nós. Já permitiu perceber, por exemplo, que a galáxia formou-se em poucos milhões de anos e tinha uma taxa de formação de estrelas muito elevada: 1.000 vezes superior à actual taxa. Também contém um buraco negro supermassivo no seu centro, com estrelas a orbitá-lo a uma enorme velocidade.

12 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ricardo Correia on 07/01/2014 at 22:56
    • Responder

    Se a galáxia está a mais de 200 milhões de anos luz, estamos a ver como ela era há 200 milhões de anos atrás. Entretanto ela pode ter sofrido alterações… Não?

    1. Sim, estamos a vê-la como ela era.
      Tendo em conta a dinâmica da vizinhança dela, desde há 200 milhões de anos até “agora”, ela não deverá ter sofrido alterações 😉

      abraços!

    • Luciano Pires on 07/01/2014 at 17:03
    • Responder

    Fico pensando como é possível determinarmos a forma de nossa galáxia como sendo espiral se nenhuma sonda ou algo produzido pelo homem tenha conseguido medir ou fotografar sua extensão.

    Alguém tem ideia de como isso é feito e se realmente essa medição é precisa, imagino o sistema solar como um rato em um labirinto o rato enta dentro do labirinto não tem ideia do todo.

    Grande abraço a todos.

    1. Imagine que está dentro de algo do qual não sabe a forma. Olha para a esquerda e vê 3.000 estrelas. Olha para a direita e vê 500 estrelas. Olha para cima e vê 5 estrelas. Olha para baixo e vê 5 estrelas.

      Agora, olha para o Universo, vê que é feito desses “algo” onde o Luciano também está, e percebe que existem formas desses “algo”.

      Assim, chega à conclusão que está dentro de algo que tem poucas estrelas em baixo e em cima (ou seja, é espalmado), e que em termos de esquerda-direita, tem muitas mais estrelas para a esquerda do que para a direita. Como sabe que o centro está para a esquerda (sabe isso, devido à posição dos aglomerados estelares), então percebe que está longe e para a direita desse centro.

      É “mais ou menos” assim… claro que existe mais ciência do que somente isto.
      Mas esta é a forma “simples” de pensar no assunto 🙂 . Como se fosse um assunto do dia-a-dia, em que estivessemos presos dentro de algo que não vemos de fora 😉

      abraços!

  1. O Buraco Negro dela é muito maior que o do centro da Via Láctea, no entanto a NGC 1277 tem apenas uma quarta parte do tamanho de nossa galáxia – e também é espiral… de fato, é uma galáxia estranha… Qual será a taxa de natalidade de estrelas nela?

    1. Cerca de 1000 por ano 😉

    • Atamar Chalub on 07/01/2014 at 03:08
    • Responder

    falando de universo pode-se esperar de tudo, vemos que o que sabemos é pouco ainda por que estar por vir. aprendizado eterno.

  2. seu site é mt daora, mas ter q olhar direto pra vc com esses oculos de et é mt ridiculo kk

    1. Obrigado 😉

      Note que os meus óculos são verdadeiros. Já os seus dados (e-mail), que deixou aqui, são falsos.
      Mesmo que seja ridícula, prefiro sempre a verdade 😉

        • Rodrigo on 07/01/2014 at 22:42

        Oi Carlos, acho que com as gírias ele quis dizer que gostou do site e a parte do “ridículo” foi só uma brincadeira ;). Mas bem que poderia se portar melhor, é o mínimo já que gostou tanto do site, lol. Forte abraço.

        • Rodrigo on 07/01/2014 at 22:46

        Ops, retificando… por um defeito do browser não havia reparado os ;)s sinalizando que o autor compreendeu perfeitamente o que lhe foi dito.

      1. 🙂

  1. […] é a NGC 1277, uma galáxia que praticamente não mudou nada nos últimos 10 bilhões de anos. A NGC 1277 está […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights