Nova Supernova avistada na Galáxia M82

Imagem captada por Carlos Soares no Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia Gaia. Telescópio: Celestron C9.25 a f/10 Montagem: Qrion Atlas / Skywatcher EQ6 Camara: Canon EOS 500D - Filtro IV Baader + Astronomik CLS Exposição: 7 frames light de 90 seg. ISO 3200 + 3 frames dark Empilhamento manual no photoshop e tratamento levels / curvas / unsharp mask

Imagem captada por Carlos Soares no Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia Gaia. Telescópio: Celestron C9.25 a f/10
Montagem: Qrion Atlas / Skywatcher EQ6
Camara: Canon EOS 500D – Filtro IV Baader + Astronomik CLS
Exposição: 7 frames light de 90 seg. ISO 3200 + 3 frames dark
Empilhamento manual no photoshop e tratamento levels / curvas / unsharp mask

Há uma nova supernova no céu nocturno. Com a designação provisória de PSN J09554214+6940260 (Preliminary SuperNova) , esta é a supernova mais próxima observada nos últimos 20 anos.

A supernova, descoberta por estudantes da Universidade College London, surgiu como uma luz brilhante na galáxia Messier 82, posicionada no nosso céu entre as constelações da Ursa Maior e Ursa Menor.

Também conhecida como a Galáxia do Charuto, esta galáxia encontra-se a cerca de 12 milhões de anos-luz de distância do nosso planeta. E 12 milhões de anos foi o exactamente o tempo que levou à luz desta supernova a chegar até nós, desde que explodiu a partir de uma estrela anã branca.

Posicionada entre as constelações Ursa Maior e Ursa Menor, a nova supernova deve ser fácil de ser observada no hemisfério norte, visto que ela poderá vir a se “iluminar o suficiente para ser visível através de um pequeno par de binóculos”, como explicou o astrónomo Brad Tucker, da Universidade Nacional da Austrália e da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Infelizmente, esta supernova não será visível no hemisfério Sul, já que a sua posição se encontra muito a norte. No entanto, para os astrónomos do Hemisfério Norte esta será uma oportunidade para ver, fotografar e acompanhar uma supernova única. Para os curiosos segue o mapa do céu com a localização da mesma. Para os “amadores”, deixamos duas ligações no final do artigo com toda a informação necessária.

Posição na nova Supernova na Galáxia M82 no céu do hemisfério Norte

 

Mais em: http://astropt.org/blog/2014/01/24/supernova-na-galaxia-messier-82/

Galeria do Meteorito

 

 

1 ping

  1. […] Cassiopeia A misteriosa, Eta Carinae, Tycho, Caranguejo em expansão, M101, SN 2011dh, SN 2014J (aqui). Bala Cósmica – SGR 0526-66. Anel. SBW1. Puppis. T Pyxidis. Kathryn Aurora Gray e Nathan […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights