Carta de Neil deGrasse Tyson para Carl Sagan
Quando Neil deGrasse Tyson tinha 17 anos, estava a sair do ensino secundário/médio para entrar na Universidade. Não sabia para que Universidade iria, por isso decidiu contactar o mais famoso astrónomo da altura, o professor Carl Sagan. Sagan sugeriu-lhe para ele entrar na Universidade de Cornell (onde Sagan dava aulas) e até o convidou para ele visitar a universidade que faria de guia para ele (e visitar o seu laboratório). Tyson, surpreendido, aceitou. Depois de muito pensar, Tyson decidiu-se pela Universidade de Harvard e enviou uma carta a Carl Sagan a explicar-lhe a sua decisão.
Esta é a carta (que está na Biblioteca do Congresso Americano):
Neste vídeo, Tyson explica toda a situação, em que sendo um desconhecido aluno de ensino secundário/médio foi superiormente ajudado pelo seu ídolo Sagan:
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
3 pings
O que mais me impressionou foi a atitude de Sagan. A sua simpatia, humildade e disponibilidade.
Adoro os livros dele mas tinha a ideia de que se tratava de uma pessoa com um feitio um pouco difícil.
Fico feliz por estar enganada.
Author
o Sagan era como toda a gente 🙂
Tinha realmente um feitio difícil… mas só para quem queria 😛
Na altura Tyson era uma “criança” em busca de conselhos, por isso nesse caso ele foi simpático. Se o Tyson fosse alguém a inventar tretas, tinha sido corrido a pontapé (Sagan não era tão paciente como os livros e a série por vezes fazem parecer 😛 )
😀
A declaração de Tyson acerca do seu contacto com Sagan (no video) é tocante. Quem dominar minimamente o inglês deverá fazer um esforço e procurar entender o seu testemunho.
[…] documentada (escrita) passou-se nos últimos 14 segundos… O episódio termina com Tyson a contar um episódio de quando ele, Tyson, tinha 17 anos, e Sagan o inspirou a ser um cientista. E Tyson celebra Sagan recordando as […]
[…] episódio termina com Tyson a contar um episódio de quando ele, Tyson, tinha 17 anos, e Sagan o inspirou a ser um cientista. E Tyson celebra Sagan recordando as […]
[…] 8 – Carl Sagan: série Cosmos. Mensagem. Importante. Somos Parte do Universo. Interligados. Afirmações Extraordinárias. Homenagem. Nave da Imaginação. Detector de Mentiras. 4ª Dimensão espacial. Superstição. Espiritualidade. Fé. Entrevista (última). Dia (falta). Documentário. Ann Druyan. Contacto. Mundo Infestado de Demónios. Série Sagan. Richard Feynman. Série Feynman. Série Cosmos – Tyson: nova série. Guia de Episódios. 5 episódios iniciais. Capitão Tyson. Religiosos contra. Calendário Cósmico. Neil deGrasse Tyson: Facto Mais Impressionante (vídeo), Facto Mais Espantoso (cartoon). Carta de Tyson para Sagan. […]