Uma cratera recém-formada em Terra Sabaea

jovem_cratera_Sabaea_Planum_Marte_HiRISE_MRO_191113Cratera recém-formada na superfície marciana, numa imagem obtida a 19 de Novembro de 2013, pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Esta imagem recentemente obtida pela câmara HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) mostra uma jovem cratera de impacto com 30 metros de diâmetro, localizada no antigo planalto de Terra Sabaea, em Marte. Imagens da região obtidas antes e depois do impacto sugerem que a cratera deverá ter sido formada entre Julho de 2010 e Maio de 2012.

jovem_cratera_Sabaea_Planum_Marte_contexto_HiRISE_MRO_191113Imagem de contexto mostrando toda a extensão do sistema de raios desta jovem cratera marciana.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Dados obtidos pela MRO ao longo de quase 8 anos mostram que a superfície do planeta vermelho sofre cerca de 200 impactos por ano, no entanto, a maioria produz crateras muito mais pequenas. A violência deste recente impacto é denunciada pelo manto de detritos que irradia da orla da cratera, e que se estende até cerca de 15 quilómetros de distância.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Rodrigo Corinthiano on 07/02/2014 at 12:02
    • Responder

    Poderia me explicar o porquê essas marcas de bólidos sempre parecem ter sido impactos diretos?

    Obrigado.

    Ah..

    Seria legal um artigo sobre a baixa atividade solar que vem sendo divulgado pela mídia. Tem gente encomendando edredom em excesso por aqui. 🙂

    1. Olá Rodrigo,

      Não sei se entendi a sua pergunta. Esta cratera foi formada por um impacto directo.

      Quanto à questão da aparente tranquilidade do Sol, aconselho a leitura deste artigo: http://www.astropt.org/2013/04/10/tranquilidade-solar/.

        • Rodrigo Corinthiano on 10/02/2014 at 12:09

        Desculpe, vou reformular a pergunta.
        Bólidos quando caem em diagonal não deveria deixar um rasgo no local de impacto? Sempre que vejo marcas de impacto me da à impressão que ele cai no chão em linha reta, nunca em diagonal.

        Obrigado pelo link.

      1. Ah, OK. Excelente pergunta. 🙂

        As crateras elípticas só se formam quando o ângulo de incidência do projéctil é inferior a 15º. Veja estes dois exemplos:
        http://www.astropt.org/2012/02/08/hovnatanian/;
        http://www.astropt.org/2013/11/02/uma-fenix-marciana/.

        Se quiser saber mais acerca de outros pormenores do processo de formação de crateras, aconselho-lhe a leitura deste livro: http://www.lpi.usra.edu/publications/books/CB-954/CB-954.intro.html. 😉

  1. […] podem confirmar na imagem de cima não existe qualquer evidência da presença de uma jovem cratera nas imediações do Opportunity. Entretanto, imagens obtidas pelo robot no início de Fevereiro […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights