Descoberto um planeta oscilante

A ilustração mostra a estranha órbita do exoplaneta Kepler-413b, que se encontra em órbita de um par de estrelas anãs laranja e vermelha. A órbita do planeta é de 66 dias e o seu eixo de rotação encontra-se inclinado 2,5 graus em relação ao plano da órbita da estrela binária. A órbita do planeta varia num ciclo de 11 anos. O planeta também varia bastante na sua precessão. Crédito da imagem: NASA, ESA, & A. Feild (STScI)

Crédito da imagem: NASA, ESA, & A. Feild (STScI)

O planeta Kepler-413b encontra-se a cerca de 2.300 anos-luz de distância da Terra.

O planeta orbita um par de estrelas, sendo uma delas uma anã laranja e a outra uma anã vermelha. A sua órbita (o seu ano) demora 66 dias.

O planeta oscila bastante, sofrendo um intenso movimento de precessão, sendo que a inclinação do seu eixo varia 30 graus num período de 11 anos, o que faz com que as suas estações se tornem erráticas.

Este planeta também tem uma órbita inclinada 2,5 graus em relação ao plano da órbita do sistema binário.

Kepler-413b é um planeta gigante gasoso, com uma massa 65 vezes superior à Terra, e bastante quente (devido à proximidade ao sistema binário).

Leiam a notícia original, na NASA, aqui.

1. Céus bem estranhos desse mundo…