Segundo entendi, extremistas cristãos, testemunhas de Jeová e criacionistas estão contra que em televisão (feita com conhecimento científico) se fale de ciência. Vai daí, muitos destes extremistas foram para as redes sociais na internet (feita com conhecimento científico) insurgirem-se contra o … conhecimento científico. (Será que quando eles, por exemplo, conduzem um carro, também defendem que esse carro não existe?)
Segundo estes extremistas, esta série deveria ter somente 10 segundos, em que se afirmava que o Universo, a Terra, a Lua e a vida foram feitas por Deus, e defendem igualmente que em vez de verem a série as pessoas deviam ler a Bíblia. The End.
Mas o “melhor” passou-se em Oklahoma, em que a televisão FOX local retirou 15 segundos ao 1º episódio, em que Neil deGrasse Tyson fala de … evolução humana.
Até pode ter sido coincidência… mas que foi incrivelmente estranho e no “sítio certo”, isso foi…
Tyson disse: “Nós somos recém-chegados ao Cosmos. A nossa história começa somente na última noite do ano cósmico. São 21:45 na noite de fim-de-ano.”
E a seguir continuou: “Há 3,5 milhões de anos, os nossos antepassados deixaram estas pegadas. Nós desenvolvemo-nos, passamos a caminhar de pé, e diferenciámo-nos deles. A partir do momento em que caminhamos de pé, os nossos olhos deixaram de olhar somente para o solo. A partir desse momento, ganhamos a liberdade de olhar para cima e imaginar/maravilharmo-nos…”
Mas os habitantes de Oklahoma não ouviram isto… em vez disso, ouviram um anúncio promocional a histórias locais.
O que passou em Oklahoma :
O que passou no 1º episódio:
33 comentários
4 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Carlos Oliveira esta certo não é só porque no livro vinte mil léguas submarinas fala que tinha um túnel submarino que atravessava a africa que é verdade devemos pensar no que os livros diz de uma maneira mais ipotética com certeza todos os contos da biblia tem uma moral da historia e ciência é uma palavra que vem de ciente que quer dizer saber estar ciente é igual a ciência e religião é só crença
Não sei se alguém mais notou, mas me pareceu que o Adriano e o Victor são a mesma pessoa. Depois de tomar aquela ele postou com outro nome para não passar vergonha.
Uma Testemunha de Jeová que está mentir dizendo ser Cientista quando nem sabe o básico sobre uma Teoria está a desrespeitar a Ciência e está a desrespeitar os ensinamentos da sua própria Fé.
Nós aqui no AstroPt respeitamos a Fé, não pactuamos é com extremismos religiosos. Alguns de nós somos praticantes das nossas Religiões mantendo esse tema, a Teologia e a Religião, sobretudo um assunto privado.
Podemos até ser devotos, como o foram Charles Darwin, Georg Cantor, Galileu ou Jeremias Horrocks.
Na questão dos extremistas do criacionismo, um absurdo aparvalhado que é uma ofensa Teológica, só coloco uma questão. Como pode ter o Universo 7500 (sete mil e quinehtos) anos se a Galáxia vizinha da Andrómeda está a cerca de 2,5 milhões de anos.
Se a sua luz se pode ver a olho nu aqui da Terra, então como teve tempo de aqui chegar?
Apanhou o TGV?
Quem mistura assuntos de Religião com os de Ciência fica a entender zero sobre ambas, para além de desrespeitar as 2 louváveis actividades.
Daí o criacionismo ser objectivamente aparvalhado.
Tudo o que envolva “O” conhecimento, a religião rejeita, manipula ou ignora.
Enfim…
Caro Renato, acho que não percebeu que o post não é contra a religião mas contra o extremismo religioso.
Estimado Cristóvão, só existe extremismo religioso porque a “base” das religiões o permite, não “aceitando” nem divulgando o Conhecimento. Portanto, o problema está na “base” e não no topo.
Esta é apenas a minha opinião, que obviamente, nada conta.
Abraços.
Caro e estimado amigo Renato.
Quem não aceita e nem divulga o Conhecimento não é nenhuma religião ou credo em si, mas àqueles que as fazem.
Não tolero qualquer religioso que se oponha ao conhecimento científico, porém saiba a distinção entre coisas e pessoas.
Abraços, meu caro amigo.
Cavalcanti
Boas,
Imbecis e fundamentalistas fanáticos e religiosos há em toda a parte, até nos EUA infelizmente. Com estas polémicas por certo que os ateus dão graças a Deus por não acreditarem nele…hehehehehe…
abraços…e boa malha, Carlos!
Paulo Mesquita
Paulo, eu não diria “até no EUA” mas “SOBRETUDO nos EUA” 🙂
Sou ex-Testemunha de Jeová e sou um aspirante a cientista (acabo de concluir meu mestrado em uma universidade britânica e parto para o doutorado).. E sinto vergonha alheia pelo meu colega TJ que se diz cientista.. Quando comecei a ver que a crítica “científica” que a cupula dos TJs (gorpo “governante”) fazem da evolução é simplesmente uma grosseira distorção do que os cientistas realmente clamam, comecei a perceber que não daria mais pra conciliar minha futura carreira de cientista baseada no ceticismo e curiosidade científica com uma versão desonesta e infantilizada dos fatos..
Adriano, espero que você abra os olhos algum dia e seja honesto o suficiente para questionar o que é entregue mastigado como verdade absoluta pra vc, sem a chance de pesquisar fontes de terceiros sob punição de “apostasia”..
Já imaginaram se a comunidade científica protestasse contas a exibição dos programas religiosos na televisão? imaginem a briga!
Isso tudo ainda vai render muita guerra.
For god sake!…. Give me a break!
Mas concordo com o Luís, nota-se a intenção militante da série contra o obscurantismo, o que será compreensível dado o grau de alucinação que (pelos vistos) atravessa a sociedade americana atual e da qual a Europa ainda parece relativamente alheada.
Mas quem vê a série com base num outro ponto de partida (digamos, o ponto de partida normal de uma criança de 7 anos, diria eu) esperava mais informação que fica ausente devido ao tempo consumido com essa militância, o que aliás já tinha referido num comentário anterior.
Por falar nisto, no canal NGC em Portugal, o episódio da semana passada (o 2º) continuava a ser apenas uma repetição do 1º…
Incrível como uma coisa destas ainda acontece, somos mesmo uma espécie de contrastes, brilhantes em tantos feitos conseguidos e muito conhecimento que já deciframos, mas ao mesmo tempo, com um frustrante número de mentecaptos que fazem estes protestos contra a divulgação do conhecimento. Aposto que não protestam contra o Big Brother e outros programas do género, claro que não, são programas que até os ajudam na sua cruzada de manter a imbecilidade e ignorância em níveis elevados.
Olá,
Por favor, qual a fonte que relaciona as Testemunhas de Jeová a tal oposição ao documentário? Tal organização nunca se pronunciou contra documentários científicos e suas publicações utilizam muitos destes trabalhos para informar diversos leitores no mundo todo.
E somente uma observação: a teoria da evolução é somente uma TEORIA. Ainda não foram obtidos fatos sólidos que leve a ter extrema certeza da evolução humana a partir de outros seres. Como cientista, sei que, até que se tenha provas concretas de certo fenômeno, tudo a respeito dele é somente uma TEORIA e não um FATO.
Leiam: A Origem das Espécies, de Charles Darwin, edição de 1956, em inglês, prefácio de W. R. Thompson, pp. viii, xiii
Abraço!
Author
Adriano,
Tem no artigo a fonte. Sabe o que são links? 😉
O resto do seu comentário mostra a sua ignorância sobre o assunto.
A Gravidade é também uma TEORIA, e tem muito menos evidências que a Evolução.
E agora? Vai-se atirar do topo de um edifício de 20 andares (como fundamentou Dawkins), só porque a Gravidade é uma Teoria?
De resto, como mostra a sua ignorância ao não saber que uma Teoria é SUPERIOR a Factos – já que só se constroem teorias após termos a certeza dos factos – e como gosta de comentar sem aprender/ler sobre os assuntos, eu sugiro-lhe que leia estes nossos artigos (antes de comentar com base na ignorância):
http://www.astropt.org/2013/07/14/lei-vs-teoria/
http://www.astropt.org/2012/07/11/so-uma-teoria/
http://www.astropt.org/2012/09/15/teoria/
http://www.astropt.org/2013/07/31/somente-uma-teoria/
Parabéns por mostrar a sua ignorância e por querer defender as Testemunhas de Jeová com base na ignorância do que é a ciência (assim percebe-se o que “a casa gasta”).
abraços
P.S.: um conselho: da próxima vez que entrar num local com cientistas, não seja arrogante ao ponto de pensar que a sua ignorância vale tanto como o conhecimento dos cientistas.
Toma!
Alguém chame o departamento de limpeza para pegar os caquinhos que sobraram…
por falta de evidencias rsrsrsrsrsrs q burro da zero pra ele
Fatality…
Ele usou a velha falácia do apelo à autoridade, se revelou ignorante de ciência a falar ser cientista, e assim pagou mais que um mico: um king-kong!
Mas não respondeu de onde tirou a informação de que a religião dasTestemunhas de Jeová se pronunciou a respeito da série. Se Adriano talvez pagou por não ter se pronunciado devidamente, o Carlos pagou por não responder esse fato e postar “link’s” de sua afirmação contra a religião. Demonstrando, talvez, um conceito pré-concebido contra a religião por de modo curioso, se referir diretamente a ela e não a por exemplo: Católicos, Adventistas, etc.
(…comentário editado…)
Author
Caro Vitor,
O seu comentário foi editado por razões óbvias:
– em 1º lugar não tem que fazer interpretações sobre mim ou do que você desejaria que eu fosse.
– em 2º lugar, este não é o local para você debitar a sua religião.
Ficou o importante: mais um crente em Testemunhas de Jeová que não sabe ler os textos e tem demasiada preguiça para clicar nos links.
Na era da informação, ser ignorante é uma escolha.
Author
Já agora, deixem-me só dar mais uma informação: eu dou a cara.
Já estas pessoas crentes e ignorantes (os dois que falaram aqui), escondem-se (de forma cobarde?) atrás de perfis falsos (basta olhar para os e-mails deles).
Será que são ensinamentos da sua religião?
Acrescento ao seu comentário que a própria bíblia (chamada sagrada) é toda fundamentada em teorias, já que não se tem notícia de provas da existência de Adão e Eva, as tábuas da lei de Moisés, arca de Noé entre tantas outras crenças amplamente difundidas como verdades absolutas.
Author
Não são teorias… são crenças.
A explicação do que são teorias está nos links acima…
Podia até dormir sem essa Adriano. Mas como sinto cheiro de crentelhos a quilômetros então pra você tanto faz.
Você não vai acreditar mesmo.
O Adriano se diz cientista e não sabe o que é teoria na ciência?
Essa foi dose para leão.
Toma!
Acho engraçado criacionistas pedirem tantas provas da evolução. Porque não se perguntam onde estão as provas do design inteligente? Essas ninguém precisa ver? Porque até hoje nunca levantaram nada além do que os textos do livro sagrado deles, o que não prova nada.
Mesmo havendo um criador, isso não, necessariamente, prova que este criador é o mesmo da cultura judaica-cristã, como eles defendem tanto.
Queridinho, hipótese e TEORIA são termos de conceitos bem diferentes.
As hipóteses são conjecturas, especulações, previsões sobre determinado fenômeno da natureza e como ele se comporta. Hipóteses devem ser testadas, o que normalmente é realizado através de experiências.
As teorias são explicações bem fundamentadas para descrever eventos que ocorrem na natureza. Envolvem FATOS, LEIS e hipóteses já TESTADAS exaustivamente.
Se os animais fossem imutáveis os Engenheiros Genéticos precisariam mudar de atividade.
obs. DNA chave da evolução
Boas!
O novo Cosmos “comprou” a guerra que o Carl Sagan fez contra a mistificação e contra o extremismo religioso: os 14 minutos dedicados à biografia de Giordano Bruno – que nem era um cientista, acabou por se dizer – são mostra disso mesmo; o programa faz militância intencional contra a intolerância e contra o dogmatismo.
Fará sentido no contexto americano, em que me parece existir uma correlação particular entre os que defendem a fé dogmática e o poder/dinheiro. Não quero tecer nenhuma teoria da conspiração nem tirar ilações nenhumas, apenas comentar a sensação que tenho de que a atenção mediática dada a essa visão dogmática é desproporcional e só se justifica porque existe uma campanha muito activa para que assim seja.
Nesse sentido, compreende-se a militânica do Cosmos – e as reacções dos “reaccionários” 😉
Cosmos não milita, apenas expressa o conhecimento real e tem a coragem de emparedar a ignorância, para o bem de todos nós.
[…] críticas à série. Por exemplo, não entendo as críticas dos Criacionistas. A nova série foi bastante criticada pelos extremistas religiosos, levando a que Tyson apontasse o dedo aos hipócritas. O Criacionismo requer um tempo igual para […]
[…] críticas à série. Por exemplo, não entendo as críticas dos Criacionistas. A nova série foi bastante criticada pelos extremistas religiosos, levando a que Tyson apontasse o dedo aos hipócritas. O Criacionismo requer um tempo igual para […]
[…] Feynman. Série Feynman. Série Cosmos – Tyson: Guia de Episódios. 5 episódios iniciais. Religiosos contra. Neil deGrasse Tyson: Facto Mais Impressionante (vídeo), Facto Mais Espantoso […]
[…] aqueles que negam a ciência, como os criacionistas, Tyson diz: não há qualquer debate. Não é uma questão de opinião. […]