Os planetas orbitam o Sol. As órbitas são elípticas.
Hoje, a Terra está de um lado do Sol, Marte está do mesmo lado e os dois planetas estão o mais perto entre si nas suas órbitas. Mesmo assim, Marte está a cerca de 92 milhões de quilómetros de distância da Terra.
Esta distância mínima entre Terra e Marte foi alcançada às 14 horas de Portugal (10 horas em Brasília).
Estudando as órbitas dos planetas (a Terra tem uma órbita de 365 dias terrestres e Marte tem de 687 dias), percebemos que estes eventos entre Terra e Marte acontecem com uma periodicidade de 778 dias (quase 2 anos e 2 meses).
Em Agosto de 2003, Marte esteve o mais próximo da Terra nos últimos 60.000 anos. Esteve a somente cerca de 56 milhões de quilómetros de distância.
Na altura, isto levou a que surgisse uma mensagem mentirosa a dizer que Marte iria estar no céu tão grande como a Lua. Era totalmente mentira. Como foi sempre nos anos seguintes em que essa mesma mensagem apareceu sempre em Agosto (podem ler, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui).
Também é mentira hoje como será mentira em Agosto. Esta mensagem mentirosa poderá aparecer novamente em Agosto, mas nessa altura, como devem compreender, Marte já estará mais distante da Terra.
E hoje essa mensagem também é mentira, já que Marte será somente um ponto avermelhado no céu noturno.
Marte irá estar novamente mais próximo da Terra em Maio de 2016, numa altura em que estará a cerca de 75 milhões de quilómetros de distância da Terra.
No final de Julho de 2018 será ainda melhor, porque estará a somente cerca de 57 milhões de quilómetros de distância da Terra.
Sugiro que procurem Marte no vosso céu. Vão ao Heavens-Above, coloquem a vossa morada (a cidade mais próxima donde habitam) onde diz “Configuração – Altere o seu local de Observação”, depois confirmem essa configuração, e a seguir cliquem onde diz “Astronomia – Mapa do céu”. Ficarão com o vosso mapa do céu no exato momento em que fizerem isto. Mudem depois em baixo a data ou as horas, para poderem ver quando Marte aparecerá no vosso céu e onde.
Notem que Marte está numa região do céu diametralmente oposta à região do céu por onde anda o Sol, pelo que: quando o Sol nasce, Marte estará a por-se; quando o Sol se põe, Marte nasce; e quando é meia-noite de tempo solar aparente, Marte estará a passar no meridiano.
Neste momento, Marte está aparentemente (para quem observa a partir da Terra) bastante próximo da Lua.
Podem ver Marte no vosso céu, ou se preferirem o conforto de um computador, o Observatório Slooh vai transmitir um evento sobre esta aproximação de Marte à Terra quando forem 23 horas de dia 14 em Brasília (3 horas da manhã de dia 15 em Portugal):
2 comentários
3 pings
Cada vez estou mais interssada em astronomia! É nesse estudo que podemos compreender melhor, quem somos nós.
good 🙂
[…] 7 – na realidade, este ano Marte estará bastante longe da Terra. […]
[…] 2014, Marte esteve em Oposição no dia 8 de Abril, e esteve mais perto da Terra no passado dia 14 de Abril. Desde essa altura que se tem afastado da Terra e por isso está aparentemente (é uma questão de […]
[…] fluir em Marte. Lago na cratera Gusev. Lago na cratera Gale. Vida. Vídeo. Oposição (2014, 2012). Marte perto. Sobrevoar a superfície. Passeio animado. 1.000.000.000 pixeis. Catástrofe em 2014? Chuva de […]