Crônicas do Sistema Solar: Mercúrio

mercuriocover

Uma das coisas que eu faço e gosto muito (além de escrever para o Astropt quando eu posso) é escrever histórias em quadrinhos. Entre 2010 e 2012 tive a oportunidade de reunir um grupo de artistas para criar histórias em quadrinhos para um jornal aqui da cidade (que depois se tornou uma revista). Tínhamos um espaço pequeno, mas a ideia era experimentar, tentar histórias com algum nível de profundidade ou de reflexão, o que fosse possível dentro das limitações de espaço e tempo de produção que tínhamos.

Entre estas histórias, figurou uma série que eu queria fazer há muito tempo: Crônicas do Sistema Solar. Nesta série, eu mostro uma realidade hipotética onde os planetas (ou algumas de suas luas) do sistema solar tiveram, têm, ou terão, em alguma instância, algum tipo de forma de vida. O objetivo era misturar meus 3 assuntos preferidos (filosofia, quadrinhos e astronomia), em histórias que pudessem engajar o leitor, fazê-lo refletir e, em certa medida, transmitir reais informações científicas.

Cada história se passa em um planeta (ou lua) do sistema solar e conta uma história hipotética, mas dentro de certa verossimilhança lógica, explorando em quais circunstâncias tal corpo celeste teria vida, que tipo de vida poderia ter, e que tipos de desafios tais formas de vida teriam de encarar nestes ambientes. As histórias não se passam numa linha cronológica linear, ou seja: cada história pode se passar no presente, num passado remoto ou num futuro distante. A maior vantagem da ficção, afinal, é ultrapassar as barreiras do espaço-tempo.

Por um lado, talvez seja uma tentativa de certa maneira pretensiosa. Por outro, serve apenas como um exercício de imaginação com a intenção de levar um pouco de informação científica de forma diferente. Espero que pelo menos o resultado seja satisfatório para quem lê.

Pretendo, a partir de hoje, postar uma Crônica por semana. A série está incompleta, infelizmente, mas pretendo terminá-la um dia. Os roteiros são de minha autoria e meu companheiro de viagem nesta aventura foi o artista FTF, um desenhista formidável, que buscou um estilo artístico diferente para cada história da série. Só por isso já vale a pena conferir o material. Mas é claro que sou suspeito para falar.

Enfim, sem mais delongas, a primeira Crônica do Sistema Solar se passa em Mercúrio, e conta a história do último sobrevivente de uma espécie em extinção, que sobreviveu nas profundas crateras do planeta.

01 - MercúrioClique na imagem para visualizar maior

1 comentário

2 pings

    • lucy von beust on 03/06/2014 at 18:26
    • Responder

    Muito legal,parabens Rafael e FTF.

  1. […] a pena fazer uma história passada no planeta Terra (Leia as outras já publicadas no Astropt, Mercúrio e Vênus). É um dos planetas do sistema solar (óbvio), mas que história poderia ser contada que […]

  2. […] semana, trago a segunda crônica do sistema solar (Se você não leu a primeira, pode ler aqui). Desta vez, o planeta visitado é Vênus, em uma história imaginária onde a civilização que […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights