UFO Abduction: o vídeo McPherson

alienabduction-1

Em 1989 saiu um filme que retratava supostamente um vídeo caseiro feito por uma família – os Van Heese – que foi raptada por extraterrestres em Connecticut, EUA, quando celebrava o 5º aniversário de uma menina em 1983.

Na altura, eu era um teenager.
Lembro-me que vi este filme na televisão em França (onde eu estava a passar férias na altura), e acreditei piamente quase até ao final que estava na presença de um vídeo real.

Aliás, mesmo hoje, há muita gente que continua a acreditar que este filme é uma evidência real de um rapto por alienígenas, e pensam que a família sejam os “McPherson”.

No entanto, o filme é totalmente falso.
Este é um filme incrivelmente low-budget, realizado por Dean Alioto, que pretende ser um mockumentary: para gozar com os crentes nestes fenómenos.

O facto de, ainda hoje, existirem crentes que não percebem que esta ficção foi feita para gozar com eles (pensam que são eventos reais), é mais uma evidência da Lei de Poe.

Em 1998, foi realizado um remake deste vídeo, com o mesmo realizador, mas desta vez com atores profissionais. Esse filme foi intitulado: Alien Abduction: Incident in Lake County.

alienabductionincident

A história dos dois filmes é simples: uma família é atacada e abduzida por extraterrestres.

Um jovem grava o 5º aniversário de uma menina em 1983. No aniversário estão 3 irmãos, 2 deles com as respetivas esposas, a mãe deles e a filha de um deles.
A casa fica sem luz e os 3 jovens homens saem de casa para tentar consertar os fusíveis. Veem um OVNI/UFO no solo à distância, e 2 alienígenas perto da nave.
Eles entram em casa e tentam convencer os outros do que viram. No entanto, paradoxalmente, passados uns minutos, voltam ao normal e sentam-se novamente à mesa para celebrar o aniversário da menina, como se nada se tivesse passado.

Os extraterrestres tentam entrar na casa. Os humanos estão encurralados, mas têm armas para se defenderem.
Os humanos disparam sobre um extraterrestre e, aparentemente, matam-no. Assim, decidem levá-lo para dentro de casa.

2 dos homens saem de casa à procura dos outros extraterrestres.
Enquanto isso, as mulheres ficam em casa a… jogar cartas, à pesca.
Entretanto percebem que o alienígena “morto”, fugiu.

No final, 3 alienígenas entram dentro da casa e assume-se que as pessoas são abduzidas.

Nas informações após o final, os produtores pedem para as pessoas reportarem se viram aquelas pessoas do vídeo… mas esquecem-se de um dos homens.

Original_McPherson_Family_Alien_Encounter_Pt_1_2__19899

Porque eu disse em cima que acreditei piamente quase até ao final que estava na presença de um vídeo real?

Porque ao ler os créditos no final, vi não só os nomes dos atores da família, mas vi também o nome dos atores que estavam vestidos de extraterrestres! Ao ver isso, obviamente percebi que se tratava de ficção e não de um incidente real filmado em vídeo.

Adicionalmente, mesmo no final dos créditos, tem a informação que os eventos deste vídeo são fictícios.

11

Mas muita gente não viu isto, e por isso continua a acreditar que o fenómeno foi real.
Algumas pessoas não viram isto, não por falta de atenção, mas sim porque em alguns países, como na Nova Zelândia, terminaram a emissão no início dos créditos. Esses ficaram sem saber que existiam atores vestidos de alienígenas.

Por incrível que pareça, se forem ao Google, percebem que este vídeo, e/ou partes dele, é utilizado como evidência pelos vigaristas para promover conspirações junto dos mais crédulos.

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Carlos, já ouviu falar da série Extant? Teve um ótimo primeiro episódio.

    1. Não conheço.

      Procurei no Google e percebi que só começou agora…
      http://en.wikipedia.org/wiki/Extant_%28TV_series%29

      O pai é um morto? 😛

        • Rhyan on 14/07/2014 at 04:54

        Morto? Não entendi.

      1. Eu não vi o episódio, mas nessa página de wikipedia diz que ela fica grávida no espaço, sem qualquer contacto sexual, mas… “she recalls a mystifying encounter with a deceased friend during the mission.” Ou seja, o pai da criança pode ser um amigo morto…. certo? 😉

        • Rhyan on 15/07/2014 at 12:16

        Ah, agora entendi qual o pai. Não sei o quanto você gostaria que revelasse sobre o episódio…

        [Spoilers]Ela viu o ex-namorado que estava morto enquanto estava no espaço, não sabe se era ele ou outra coisa, parecia uma alucinação, as filmagens não mostraram ele, e ela voltou grávida. (Alien)

        Já na Terra, o marido dela fabricou um androide e quer algum patrocínio para fabrica-lo em larga escala, e ainda adotou um como filho, mas parece que isso vai gerar muitos problemas. (Inteligência Artificial)[/spoilers]

        A série é dirigida pelo Spielberg.

        Abraços!

      2. Já vi os dois primeiros episódios da série 🙂
        http://www.astropt.org/2014/07/18/extant/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights