Observatório Gaia Inicia Aquisição de Dados

The Milky Way Shines on Paranal

O observatório astrométrico GAIA, da Agência Espacial Europeia (ESA), foi lançado a 19 de Dezembro de 2013 e colocado em órbita em torno do Sol num ponto a 1.5 milhões de km da Terra designado de L2. Durante os meses que se seguiram o observatório foi alvo de vários testes com o intuito de verificar se todas as componentes estavam a funcionar correctamente, resolver eventuais problemas e proceder à calibração dos instrumentos. Esta fase da missão designa-se de “commissioning”. No dia 29 de Julho a ESA anunciou oficialmente que esta fase terminou e que o observatório está pronto para iniciar a aquisição de dados científicos.

A missão Gaia será talvez uma das mais importantes de sempre para a astrofísica, uma vez que permitirá medir com extrema precisão a posição, a distância, a velocidade, o espectro e o brilho de mil milhões de estrelas, quase 1% do total de estrelas existentes na Via Láctea.

O vídeo seguinte mostra de forma particularmente clara o modo de funcionamento do observatório.

Podem ver a notícia no blog da missão aqui.