Natureza Autoritária

Tweet de Victor Caparica, e partilhado pelo Carl Sagan Irônico:

10639452_760820120643344_8117004449326837975_n

As Teorias Científicas baseiam-se em Factos.
Não dependem das crenças nem das opiniões pessoais. É irrelevante se as pessoas as aceitam ou se concordam com elas. Elas existem para explicar a natureza. E a natureza não é democrática. A verdade não é uma democracia.

Daí que adorei este tweet irónico.
Tal como fez Dawkins, pode-se igualar a Teoria da Evolução a qualquer outra Teoria Científica, incluindo a Teoria da Gravidade. Qualquer Teoria Científica é um agrupar de diferentes factos – comprovados experimentalmente e matematicamente – numa única explicação consistente.
E factos naturais não dependem da nossa aprovação. É completamente irrelevante se concordamos com eles. Se não acreditamos na Teoria da Gravidade, não começamos a voar.
A natureza não muda, dependendo das nossas crenças/opiniões/consentimentos. A natureza é autoritária. A natureza é que manda, e não quer saber o que pensamos das suas decisões/leis/factos. Só temos que lhe obedecer.

1 comentário

1 ping

  1. […] que isso aconteça, mas acontece. O conhecimento científico baseia-se no estudo da natureza. A natureza é autoritária. Para a realidade que nos é imposta pela natureza, é irrelevante as crenças, achismos e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights