Novos satélites em órbita!

p1500466.jpg

Três lançamentos orbitais tiveram lugar entre o dia 28 de Junho e 2 de Julho, e todos foram levados a cabo por foguetões russos ou ucrânianos.

Às 1502:21UTC do dia 28 de Junho um foguetão Dnepr-1 colocava em órbita desde a Base de Dombarovskiy o módulo Genesis-II. O Genesis-II é um protótipo (tal como o Genesis-I lançado em Julho de 2007) de uma estação espacial privada que no futuro poderá levar à criação de hotéis em órbita terrestre. Após atingir a órbita terrestre foram abertas as válvulas dos tanques que transportavam ar comprimido e o módulo Genesis-II começou a encher como um balão, procedendo-se também à abertura dos seus painéis solares.

No dia 29 de Junho um foguetão Zenit-2M era lançado ás 1000UTC desde o Cosmódromo de Baikonur transportando um satélite militar ELINT Tselina-2. Após atingir a órbita terrestre o satélite receberia a designação militar Cosmos 2428. Este foi o primeiro lançamento de um vector Zenit desde o acidente com um foguetão Zenit-3SL/DM-SL em princípios deste ano.

Finalmente no dia 2 de Julho pelas 1938:16UTC era lançado desde o Cosmódromo de Plesetsk um foguetão Kosmos-3M que colocou em órbita o satélite alemão SAR-Lupe 2. O satélite SAR-Lupe 2 é um satélite equipado com um radar SAR e faz parte do primeiro sistema de reconhecimento por satélite alemão que quando finalizado irá consistir em cinco satélites em órbita terrestre.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.