INSAT-4CR em órbita!

2007090357360101.jpg

A Índia levou a cabo o seu terceiro lançamento orbital de 2007 ao colocar em órbita o satélite de comunicações INSAT-4CR. O lançamento teve lugar às 1250UTC do dia 2 de Setembro a partir do Centro Espacial Satish Dawan, Ilha de Sriharikota, e foi levado a cabo por um foguetão GSLV-C1 lançado desde a Plataforma SLP.

Este lançamento marca o regresso do foguetão GSLV após o acidente registado a 10 de Julho de 2006 no qual o lançador GSLV-F02 foi destruido perdendo o satélite INSAT-4C.

O INSAT-4CR será utilizado para a transmissão de sinal de televisão, vídeo e serviços digitais, estando equipado com 12 repetidores em banda-Ku. O satélite foi construído pelo ISRO e é baseado na plataforma I-3K tendo uma massa de 2200 kg no lançamento.

Todas as fases do lançamento decorreram sem problemas e a agência espacial indiana declarou a missão um sucesso. Porém, parece que o último estágio do lançador não cumpriu a sua função como era desejado deixando o INSAT-4CR numa órbita de transferência para a órbita geissíncrona com um apogeu mais baixo do que o previsto. No entanto satélite será capaz de atingir a órbita geossíncrona operacional com os seus próprios meios.

A Índia ainda deverá levar a cabo mais dois lançamentos orbitais até final do ano: ainda este mês um foguetão PSLV-C10 (PSLV-CA) deverá colocar em órbita o satélite militar israelita Polaris e no mês de Dezembro o PSLV-C9 deverá colocar em órbita o satélite Oceansat-2 que será acompanhado por seis pequenos satélites.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.