Discovery em órbita a caminho da ISS

sts120_crewportrait.jpg

O vaivém espacial OV-103 Discovery iniciou a sua 34ª missão espacial com um lançamento bem sucedido às 1538:19UTC a partir do Centro Espacial Kennedy. O Discovery transporta no seu porão de carga o módulo Harmony, uma peça fundamental para a futura expansão da estação espacial internacional. O lançamento foi levado a cabo desde a Plataforma LC-39A.
A bordo do Discovery seguem sete astronautas, um dos quais italiano. Pamela Ann Melroy é a Comandante do Discovery e este é o seu 3º voo espacial. O Piloto do vaivém espacial é o astronauta George David Zamka, que faz o seu baptismo espacial. Os quatro Especialistas de Missão são Scott Edward Parazynski (5º voo), Stephanie Diana Wilson (2º voo), Douglas Harry Wheelock (1º voo) e Paolo Angelo Nespoli (1º voo; Itália). A bordo do Discovery segue também Daniel Michio Tani que irá substituir Clayton Anderson como membro da Expedição 16. Esta é a segunda missão de Tani.
A acoplagem com a ISS está prevista para o dia 25 de Outubro e este será um momento muito especial pois será a primeira vez que dois veículos comandados por duas mulheres irão se encontrar em órbita. Peggy Whitson é neste momento a Comandante da Expedição 16 a bordo da ISS. Por seu lado, Pamela Melroy deverá ser a última mulher a comandar uma missão do vaivém espacial norte-americano antes do final previsto do programa em 2010.
O módulo Harmony, com um peso aproximado de 14300 kg, será temporariamente acoplado na parte lateral do módulo Unity. Após a partida do Discovery, Yuri Malenchenko e Daniel Tani irão transferir o adaptador pressurizado PMA-2, que é usualmente utilizado para a acoplagem dos vaivéns espaciais, para o módulo Harmony. Mais tarde o Canadarm2 será utilizado para transferir o Harmony juntamente com o PMA-2 para a parte dianteira do módulo científico Destiny.

O Discovery regressou ao Centro Espacial Kennedy a 6 de Novembro.
Discovery
A úlima missão do vaivém Discovery foi um completo sucesso desde a descolagem até ao regresso à Terra. A missão foi um sucesso e a nave fez uma viagem de regresso à Terra sem sobressaltos. E foi uma missão atarefada que consisitu em “dar um jeito” aos paineis solares e colocar um novo módulo na estação. Podem saber mais, aqui, aqui, aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.