A China levou a cabo o lançamento do satélite de detecção remota YaoGan-III . O lançamento foi levado a cabo desde o Centro de Lançamento de satélites de Taiyuan e ocorreu às 2248UTC do dia 11 de Novembro, sendo utilizado um foguetão CZ-4C Chang Zheng-4C. O satélite separou-se do terceiro estágio do seu lançador às 2309UTC.
Segundo a agência de notícias Xinhua, o YaoGan-III é um veículo de detecção remota destinado a levar a cabo pesquisas científicas, estudo dos recursos terrestres, estudo das colheitas agrículas, e prevenção e ajuda durante desastres naturais. O satélite, com uma massa no lançamento de 2700 kg, e o foguetão lançador foram desenvolvidos pela Academia de tecnologia Espacial de Shanghai que é afiliada da Corporação de Ciências e Tecnologia Aeroespacial da China.
Porém este satélite parece ter uma natureza militar. A sua designação militar é Jian Bing-5 (2), sendo equipado com um radar SAR que lhe permite levar a cabo observações da superfície terrestre em quaisquer condições atmosféricas.
Os radares SAR podem medir tanto a intensidade como a fase da radiação microondas reflectida, sendo não só altamente sensível à textura mas tendo também capacidades tridimensionais.
Últimos comentários