Maré cheia na Atalaia

Mais de 30 viaturas e cerca de 40 pessoas. Foi assim a noite de sábado na Atalaia. Para além dos habituais frequentadores, aconteceu uma grata surpresa, que foi a chegada de um grupo de cerca de 20 pessoas, trazidas pelo NUCLIO, sob a liderança de Rosa Doran, Carlos Santos e Hugo Silva.
De repente, o espaço ficou completamente cheio.
E foi uma noite muito interessante, com céu limpo, húmido e bastante estabilidade atmosférica.
Impossível relatar as variadas actividades de tanta gente.
À volta do Obsession houve sempre bastantes interessados. Comecámos por Orion, com a M42 e o Trapézio, primeiro com 5 estrelas, um pouco mais tarde com 6.
Seguiram-se vários enxames, como M46 e a nebulosa planetária NGC 2438, M47, M48, a planetária Fantasma de Júpiter, M1, M45, M51, M3 etc.
Depois fomos a Saturno. Foi o alvo da noite. Já com os anéis próximo do perfil, ainda assim deixou ver a divisão de Cassini, sendo também notória uma banda equatorial e a sombra dos anéis sobre a superfície, além de 5 dos seus satélites.
Fomos depois a Marte, mas aqui pouco pormenpr conseguimos. Ainda assim foi possível localizar a calote polar.
No domínio das galáxias, M51 permitiu uma imagem bastante rica de detalhe. Passámos ainda por M82, M81, M104, M84 e M86 acompanhadas de alguns dos membros da cadeia Markarian.
Entretanto já M13 estava bem acima do horizonte. Foi explorada em variadas amplificações, bem como o M92. Visitámos o NGC 6207, galáxia muito próxima de M13.
Para terminar, observámos ainda as planetárias NGC 4631, em Corvo, NGC2392, Esquimó, em Gémeos e Olho do Gato (Cat Eye nebula) em Dragão.
Todos estes objectos foram observados por vários dos presentes, dando a esta noite aquele encanto das noites de divulgação.
Foi manifesto o entusiasmo de algumas pessoas que ali vieram pela primeira vez e que, estou certo, vão voltar.
Maré cheia de gente na Atalaia. Que alegria!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.