Entrevista na TSF no dia 27 de Junho de 2008, feita pelo jornalista João Paulo Meneses, no programa Mais Cedo ou Mais Tarde.
A 1ª parte foi para falar de Astrobiologia, enquanto a 2ª parte foi levada mais para o meu percurso académico. Podem ler mais sobre isto, aqui.
Com o jornalista, se contarmos com a conversa anterior ao programa e off-the-record durante o programa, falei de astronomia e astrobiologia durante 90 minutos. O jornalista mostrou-se sempre bastante simpático e com um interesse em querer saber mais sobre o tema em questão, o que é uma qualidade essencial no jornalismo.
O tempo real de entrevista (tirando as notícias da TSF no topo de hora e às meias-horas), foi de cerca de meia-hora.
Deixo-vos aqui a entrevista de 27 minutos para ouvirem: cliquem aqui.
(mp3 de 25 MB, por isso sejam pacientes enquanto a entrevista descarrega)
Parece-me que correu bem, mas em algumas respostas eu deveria ter sido mais claro e eficiente. Foi uma entrevista muito boa, mas não está perfeita.
6 comentários
2 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Ouvi-o por inteiro e adorei, principalmente pelos argumentos convincentes apresentados, o que não admira, tendo em conta os conhecimentos de que o Carlos Oliveira é titular, na sua área de saber. Os meus parabéns e os meus cordiais cumprimentos.
Luís Gonzaga.
Author
Obrigado 🙂
Entrevista excelente!!!
Simples e objetiva 😉
Abraço.
Gostei Carlos! Já não ouvia a tua voz à uns anos!
Um grande abraço do teu colega voluntário!
Frederico
10000000000000000000000000000000000000 PARABÉNS!!!
1º não imaginava que ainda falasses tão bem o português:
2º nunca me passou pela “pinha” que te lembrasses de voltar cá (leia-se: a isto, que ainda chamam de país)
3º só podes ter vindo pelas saudades – tipicas dos lusos – da familia e amigos.
4º que bom é ver-te tão diferente do que eras na faculdade!!
Mil parabéns pelo teu trabalho, que na realidade sempre foi o teu sonho.
Continua, para bem de todos!!
Um beijinho grande.
Rita
Eu ouvi em directo e gostei.
Acho que nalguns pontos poderias ter explicado um pouco mais a realidade em que trabalhas porque é bem diferente da que existe em Portugal. As diferenças culturais são enormes… A iniciativa própria e a investigação científica, em Portugal continua a ser possível apenas a alguns previligiados ou sortudos … …
Mas felizmente começa a ser habitual também em Portugal, haver iniciativas que abram as mentes das pessoas e possibilitem o conhecimento destes temas relacionados com a Astronomia, com o Espaço exterior e a própria vida.
Por isso estás de parabéns.
Abraços
Gonçalves
[…] leccionei um mini-curso no Porto e outro nos Açores, dei algumas entrevistas para televisões, rádios e jornais, entre várias outras actividades, relacionadas com astrobiologia e não […]
[…] Pelo caminho, a imprensa portuguesa deu conta disto. Leiam aqui. E falei disto também numa entrevista na TSF. Oiçam aqui. […]