Tal como disse o fundador da SpaceX, Ellon Musk, o quarto voo do foguetão Falcon-1 foi a culminação de um sonho de muitos anos. Lançado às 2315UTC do dia 28 de Setembro de 2008, o foguetão Falcon-1 (F-4) levou a cabo uma perfeita missão de demonstração ao colocar em órbita o segundo estágio do lançador ao qual está acoplado uma carga de 165 kg que simula um satélite.
Todas as fases da missão decorreram sem qualquer problema e o final da queima do segundo estágio ocorria a T+9m 31s (2324UTC) com o veículo já em órbita terrestre.
Este é um passo importante para a SpaceX que leva assim a cabo a sua primeira missão bem sucedida quase dois meses após o desaire registado com o seu terceiro lançamento. Com o Falcon-1 declarado operacional a próxima missão deverá ser a colocação em órbita do satélite RazakSat nas primeiras semanas de 2009.
Este foi o 4591º lançamento orbital desde Outubro de 1957, sendo o 1º lançamento orbital da SpaceX e o 1º lançamento orbital a ser levado a cabo desde a Ilha de Omelek, Atol de Kwajalein.
Últimos comentários