Chuang Xin-1 (2) e Shiyan Weixing-3 em órbita

A China levou a cabo o seu 8º lançamento orbital de 2008 ao colocar em órbita dois satélites a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. O lançamento teve lugar às 0015UTC e foi levado a cabo por um foguetão CZ-2D Chang Zheng-2D.

O satélite Chuang Xin-1 (02) foi desenvolvido pela Academia de Ciências da China e segundo a imprensa estatal chinesa, será utilizado para obter e transmitir dados hidrológicos e meteorológicos, obtendo também dados de prevenção de desastres naturais. O primeiro satélite Chuang Xin-1foi colocado em órbita com o satélite sino-brasileiro CBERS-2por um foguetão CZ-4B Chang Zheng-4Ba partir de Taiyuan a 21 de Outubro de 2003.

O segundo satélite a bordo era o satélite de demonstração tecnológica Shiyan Weixing-3 que será utilizado para experiências em novas tecnologias de exporação atmosférica e novos produtos, sendo provavelmente o primeiro veículo da série Jishu Shiyan-1 ‘NewTec-1’. O satélite foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Harbin.

O foguetão CZ-2D Chang Zheng-2D é um lançador a dois estágios desenvolvido pela Academia de Tecnologia Espacial de Shanghai. Utiliza propolentes armazenáveis e é utilizado para colocar em órbita uma variedade de satélites em órbitas baixas. O CZ-2D pode lançar uma carga de 3500 kg para uma órbita circular a 200 km de altitude. O primeiro estágio deste lançador é o mesmo que é utilizado no foguetão CZ-4 Chang Zheng-4 enquanto que o segundo estágio é baseado no segundo estágio do CZ-4 com a adição de um conjunto de instrumentos de controlo melhorados.

OCentro de Lançamento de Satélites foi o primeiro centro espacial da China muitas vezes comparado com o Cosmódromode Baikonur. O centro inclui um Centro Técnico, dois Complexos de Lançamento, um Centro de Comando e Controlo de Missão, um Centro de Controlo de Lançamentos, sistemas de abastecimento, sistemas de detecção e comunicações, sistemas de fornecimento de gás, sistemas de previsão meteorológica e sistemas de suporte logístico.

Jiuquan foi originalmente utilizado para lançar satélites científicos e veículos recuperáveis em órbitas baixas ou médias com altas inclinações. É também a partir de Jiuquan onde todas as missões tripuladas da China foram colocadas em órbita. Actualmente somente o Complexo de Lançamento LA4 (com duas plataformas de lançamento) está activo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.