A China levou a cabomais umlançamento orbital ao colocar em órbita o satélite de detecção remotaYaogan-4. O lançamento teve lugar às 0442UTC do dia 1 de Dezembro a partirde Jiuquan, Província de Gansu, e foi levado a cabo por um foguetãoChang Zheng-2D.
OYaoGan-4 é um satélite de detecção remota que será utilizado para pesquisas científicas, análise dos recursos terrestre, estimativa de colheitas, e prevenção e ajuda em desastres naturais, vindo a ter um papel importante no desenvolvimento económico da China.
Apesar de anunciado como um satélite de recursos terrestres, o YaoGan-4 deverá ter aplicações militares podendo ser o segundo satélite de observação óptica da série Jian Bing-5. O primeiro YaoGan foi lançado a 17 de Abril de 2006 e foi considerado o primeiro satélite chinês equipado com um radar SAR que lhe permite levar a cabo observações em quaisquer condições atmosféricas. O YaoGan-2 foi lançado a 25 de Maio de 2007, sendo um veículo de observação óptica e o YaoGan-3 foi colocado em órbita a 12 de Novembro de 2007.
Últimos comentários