A estação de TV americana NBC fez um programa especial onde abordou as Luzes de Phoenix.
O Larry King já tinha feito um programa sobre isto.
Eles estão perfeitamente explicados, por exemplo, aqui, aqui, e aqui.
Mas nem os supostos investigadores – que não querem saber de ciência – nem os Media, querem saber das verdadeiras explicações. E por isso, o que se continua a divulgar é a “aura de mistério”, em vez das explicações que já existem para os fenómenos.
As pessoas querem acreditar – frase simbólica dos Ficheiros Secretos -, e por isso fazem as suas próprias interpretações daquilo que vêem. E como não têm conhecimentos suficientes do céu e das tecnologias existentes, o mistério leva-as logo a retirar conclusões que não têm razão de ser.
Um exemplo típico foi a experiência da SIC feita em Monsanto em 1998.
Os auto-proclamados investigadores e os Media, aproveitam-se destas crenças e necessidades psicológicas das pessoas para fomentar ainda mais estas crenças. É muito raro – ou inexistente! – os Media darem relevo a explicações científicas encontradas para luzes no céu supostamente não-identificáveis. Mas preferem dar relevância à aura de mistério – continuar a dizer que não há explicações certas, quando as há!
O não-caso de Roswell é um exemplo famoso disto.
Esta foi também a estratégia adoptada pelos mentores do programa português no Canal 2.
Não querem saber de ciência ou das explicações científicas, mas sim dar uma aura de mistério, onde ela não existe.
As pessoas querem acreditar… e os media aproveitam-se disso para enganar as pessoas, em vez de as informarem, dando relevância às explicações.
Últimos comentários