Nuvens estranhas

Crédito: Anton Yankovyi, wikipedia.

A 25 Agosto estavam nuvens mammatus na atmosfera da Terra.
São nuvens fantásticas e bastante estranhas!
mammatus
Mammatus (também referenciado por mamma ou mammatocumulus) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de “bolsas” que se formam na base de uma nuvem. O termo “mammatus” deriva do mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.
Formam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que formam-se em ar ascendente. Frequentemente, mammatus formam-se no lado debaixo de um anvil associada com uma nuvem cumulonimbus, e são observadas geralmente depois da passagem de uma trovoada severa.”
As nuvens mammatus normalmente estão associadas (friso normalmente) a fortes tempestades. Este tipo de nuvens também se desenvolve nos planetas gigantes. Normalmente este tipo de nuvens está associado a nuvens cumulonimbus as quais são indício de uma iminência de uma tempestade particularmente intensa.

Morning Glory Clouds:
nuvens madrugadoras
Estas nuvens tubulares podem ter cerca de 1000 kms de comprimento!
Chamam-se Gloriosas Nuvens da Manhã e apareceram sobre a Austrália.
Os fenómenos atmosféricos terrestres são algo com que lidamos todos os dias e daí que não lhes damos grande importância.
Daí que não nos deixam maravilhados…
Mas vendo estas imagens, percebemos que estes fenómenos são muito mais fantásticos e surpreendentes do que lhes damos crédito.

Nuvens noctilucentes:

Foram avistadas nuvens noctilucentes na Alemanha ao final de uma tarde. Tais nuvens são mais habituais em latitudes maiores…
Não se sabe bem ao certo o que provoca a formação destas nuvens, mas parte delas pensa-se serem provocadas pelo escape de água dos vaivéns espaciais.

Nuvem “pileus”:

Impressionante imagem captada na ISS ao vulcão Sarychev, situado na ilha de Kuril, a sudeste do Japão. Nota-se a formação de uma estrutura oval e branca que é conhecida pelos meteorologistas como nuvem “pileus” a qual pode originar-se da condensação de água que resultou de uma subida rápida e arrefecimento da massa de ar acima da coluna de cinzas.
Vejam esta animação a três dimensões (cliquem onde diz download animation)

1 comentário

  1. o ceu anda cada vez mais estranho.. geo-engenharia nao é assim tao romantico, mas a verdade pode passar mais por ai.. do que fenomenos “da natureza”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.