Depois de quatro atrasos relacionados com problemas técnicos e más condições atmosféricas, foi finalmente lançado desde o MARS (Mid-Atlantic Regional Spaceport) em Wallops Island, Virgínia, o foguetão Minotaur-1 transportando uma carga de cinco satélites. O lançamento teve lugar às 2355UTC do dia 19 de Maio de 2009.
A bordo do Minotaur-1 seguiam os satélites TacSat-3, Pharmasat-1, AeroCube-3, HawkSat-1 e PolySat-CP6.
O satélite TacSat-3 é um satélite militar experimental que transporta um sistema de observação de alta-resolução e um software inovador que irá tentar demonstrar o valor deste tipo de veículos para as tropas no campode batalha. O satélite estava originalmente previsto para ser colocado em órbita em 2007 mas uma série de atrasos devido a problemas com o equipamento que segue abordo, levaram ao adiamento do seu lançamento.
O TecSat-3 tinha uma massa de cerca de 400 kg no lançamento e será operado pelo Air Force Research Laboratory, na Base Aérea de Kirtland – Novo México. O satélite é parte do programa Operationally Responsive Space do Departamentoi de Defesa dos Estados Unidos.
O satélite PharmaSat-1 tinha uma massa de 4 kg no lançamento e é um satélite da NASA destinado à pesquisa biológica, transportando células de fermento com 48 contentores no interior de um laboratório totalmente funcional. O objectivo da missão é incubar as amostras no espaço num ambiente de microgravidade e posteriormente introduzir químicos anti-fungicos para se atestar da sua efectividade no espaço.
O satélite Hawksat-1 foi desenvolvido pelo Instituto Hawk para as Ciências Espaciais e vai utilizar componentes comerciais no desenvolvimento de micro-satélites. O HawkSat-1 tinha uma massa de 1 kg.
O satélite AeroCube-3 é um nano-satélite destinado a pesquisas tecnológicas. Foi desenvolvido pela Aerospace Corporation e a sua massa no lançamento era de 1 Kg.
Finalmente, o PolySat-CP6 servirá para a determinação de atitude e controlo através de magnetómetros e megnototorques. A sua missão secundária é a observação da Terra utilizando duas pequenas camaras.
Imagem: NASA
Últimos comentários