Viagens Espaciais

viagens-espaciais

Provavelmente devem andar a notar que tenho estado um pouco ausente… Isto deve-se a andar a fazer palestras, mesmo que não as divulgue, porque não são abertas ao público.
No dia 3 de Junho de 2009 estive no Centro de Astrofísica do Porto, numa palestra sobre a Conquista Lunar, mas o evento não era aberto ao público que nos lê.
No dia 4 de Junho de 2009, farei palestras para o exército português (EPT e EPS), no Porto e na Póvoa de Varzim, em palestras destinadas só a essa audiência.

Dia 4 de Junho também fiz uma palestra pública.
A palestra foi em Braga, na Universidade Católica Portuguesa. A organização é da Universidade Católica e do Regime de Cavalaria nº 6.

O título da palestra foi Viagens Espaciais.
Os 3 grandes temas, discutidos durante cerca de 1 hora, foram:
1) Política Espacial: as políticas espaciais de diferentes países, nomeadamente o crescente poderio espacial da China, o fim do vaivém espacial Americano (e os seus efeitos na relação com a Rússia) e o novo programa Constellation dos EUA.
2) Viagens Não Tripuladas: projectos como Orion, Daedalus, Ramjet, Solar Sailing, e sistemas de propulsão como, por exemplo, a iónica.
3) Viagens Tripuladas: começa-se pelo nosso Sistema Solar, com Marte à cabeça, mas rapidamente se passa para novas formas tecnológicas de viajar pelas estrelas que poderemos ter nos próximos 300 anos, onde se incluem Generation Starships, Sleeper Ships, tipos de propulsão como a antimatéria, e meios de transporte como Warp ou Hyper.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.