GOES-O em órbita

2009-3854-m

A ULA (United Launch Alliance) colocou em órbita o satélite GOES-O (Geostationary Operational Environmental Satellite) às 2251:00UTC do dia 27 de Junho de 2009. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão Delta-4M (4,2) (D342) a partir do Complexo de Lançamernto SLC-37B do Cabo Canaveral, Florida.

Após o seu período de testes em órbita o satélite irá receber a designação GOES-14 e o seu comando transferido para a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). O satélite deverá atingir a órbita operacional a 8 de Julho. No lançamento o GOES-O tinha uma massa de 3188 kg.

Os satélites GOES estão equipados com sistemas de observação e detecção que permitem a recolha de dados atmosféricos necessários para as previsões meteorológicas. A bordo seguem também sensores para medir as partículas energéticas que têm origem no Sol, para a monitorização do campo geomagnético da Terra e para a observação de emissões de raios-x e ultravioleta provenientes da potentes explosões solares e que podem interferir de forma séria nas comunicações.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.