Zoomii:
Impressionante base de livros que pode ser usada como ferramenta para pesquisar por livros.
Astronomica:
Este livro é fabuloso! Enorme, cheio de excelentes fotografias, em português, e carregado de informação essencial para a astronomia.
Com prefácio de Patrick Moore, durante mais de 500 páginas, este livro aborda temas como: Sistema Solar, Estrelas, Galáxias, Cosmologia Moderna, História da Astronomia, Exploração Espacial, Observação Astronómica (incluindo equipamento e constelações), etc.
O livro tem um preço de cerca de 50 euros, mas durante a Feira do Livro está à venda, na editora Dinalivro, por cerca de 30 euros – uma verdadeira pechincha para a qualidade e quantidade de informação que apresenta!
O Detective do Cosmos:
Este foi considerado um livro oficial do Ano Internacional de Astronomia 2009. Informação da Gradiva:
“Como e quando começou o universo? De que são feitas as estrelas? A que distância estão as galáxias mais longínquas? O que é um quasar?
Desvende estes e outros enigmas fundamentais do cosmos numa viagem fascinante de descoberta e encantamento.
Repleto de fotografias deslumbrantes, este manual é ideal para exploradores do cosmos de todas as idades.
A sua leitura irá surpreendê-lo e abrir-lhe os olhos para um mundo inteiramente novo!”
É um livro simples e básico e o autor escreve bem numa linguagem que todos percebem.
É um livro acessível e quem está a começar na astronomia gosta bastante do livro!
Descobrir o Universo:
Quando este livro saiu, vi online parte do livro, e li vários sites com opiniões e artigos sobre ele, e sendo sincero, não fiquei grandemente impressionado. A ideia que me deu foi de “mais um” e que teve o ponto positivo de colocar alguns alunos do CAUP a colaborar em partes do livro. Agora, após visualizar “ao vivo” o livro e ter dado uma razoável vista de olhos pelo seu interior, parece-me um livro muito bem coordenado (foi coordenado pela Teresa Lago), com um amplo leque de temas relacionados com a astronomia e com uma sequência eficaz. Do pouco que cheguei a ler do livro, penso que o seu público-alvo será precisamente 99% das muitas dezenas de leitores que visitam o nosso blog diariamente, daí que o recomendo a quem me esteja a ler.
Galáxia Marada:
Há livros juvenis que pelo à-vontade com que debitam sobre os temas, a forma divertida de escrever, a concentração nos detalhes mais estranhos que não se encontram nos livros ou escola, e a jovialidade inerente ao seu discurso, cativam os mais novos e os mais velhos de igual forma.
É o caso da Colecção Horrível.
Gosto bastante de alguns livros dessa colecção. Doutros nem tanto.
De qualquer modo, sugiro dois livros:
– Uma Galáxia Marada
– Futuro Bué Fantástico
História do Universo em BD:
Livro enorme de Banda Desenhada. Mas não pintada…só os desenhos.
Sendo BD, é uma boa forma dos miúdos aprenderem sobre a evolução do universo e da nossa civilização.
Quarta Dimensão, do Rudy Rucker:
Este livro é genial. Bastante especulativo, mas detentor de uma lógica e imaginação que dá que pensar.
O livro Quarta Dimensão do Rudy Rucker é um livro que recomendo vivamente, e que apesar de eu não o ter encontrado em português, parece que a Gradiva o publicou na sua colecção “Ciência Aberta”.
O Universo Eléctrico:
Este excelente livro de David Bodanis mostra como a força eléctrica permeia o nosso mundo, o nosso Universo, e até o nosso corpo; explica que é uma força conhecida desde tempos remotos (ex: relâmpagos), mas que só conseguimos compreendê-la recentemente; exemplifica como actualmente não podemos viver sem ela (a electricidade está em todo o lado); e sobretudo de forma extremamente compreensível e estimulante conta a história e mostra a parte social do desenvolvimento científico.
É um livro semelhante aos do Tom Standage, por exemplo quando ele discute a invenção e desenvolvimento do telégrafo: as causas, consequências sociais, e história da descoberta e seu desenvolvimento – no livro “The Victorian Internet“, onde se percebe que a marca do telégrafo mudou a sociedade de uma forma mais profunda que a Internet.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Eu só acrescentaria o “George e o Segredo do Universo” de Stephen Hawking. 🙂
Eu que sou o público-alvo devo dizer, que estou a adorar o livro Detective do Cosmos.
A realidade é que apesar de este ser um tema interessante, sou uma ignorante nesta área.
Este não é o 1º livro que compro sobre o assunto mas é o primeiro que entendo, que sinto que o autor escreve para mim.
Este é um livro muito acessível, para leigos. Sim, eu acho o livro interessante e leitora desatenta é tudo o que eu não sou!!
Na minha opinião, sim existe uma abordagem inovadora, é a abordagem da simplicidade. Todos temos que começar por algum lado e normalmente começa-se por coisas simples. São necessárias linguagens simples quando se quer cativar novos públicos. Que eu saiba, não se comemora o ano internacional da astronomia para meia dúzia de iluminados, mas para divulgar a astronomia e chegar a novos públicos.
Assim a não ser que me digam que este livro contém dados errados, continuo a achar o livro fantástico e a aconselha-lo.
Ana Torres
Bom dia. Eu gostei bastante do livro Detective do Cosmos. Acho que explica muitos assuntos complicados com bastante simplicidade. A tradução é excelente e as imagens são fantásticas. Recomendo aos beginners e aos experts
Abraço
Estou a ler o livro Detective do Cosmos e é mesmo muito interessante!
As fotografias são fascinantes e de muito boa qualidade.
Aconselho toda a gente a lê-lo.
André Roque