A bandeira americana que foi levada para a Lua na Apollo 11 é de um tecido em fibra de vidro.
Não podia ser estampada pelos processos convencionais, pois a tinta não aderia àquele tipo de tecido. Por isso, teve que ser pintada à mão.
Quem fez os acabamentos foi a portuguesa Maria Isilda Ribeiro.
É natural de Vagos e foi para os EUA em 1966.
A companhia onde ela trabalhava – Annin Flag Co., de New Jersey -, fazia todas as bandeiras que o Governo Americano necessitava. Ela estava na secção dos acabamentos, e por isso foi a ela a quem coube ultimar essa bandeira.
Maria Isilda Ribeiro tem agora 63 anos, e há 5 anos que voltou para Vagos.
Leiam um artigo sobre ela, aqui.
Vejam o vídeo da entrevista à Maria Isilda Ribeiro:
Jul 19
2 comentários
collectspace.comO que se lê de relatórios e testemunhos atribuem a bandeira a essa companhia, no entanto, apenas porque era distribuidora daquela zona. Se foi encomenda especial a empresa já teria dissipado as dúvidas que existem. Por todo o mundo há pessoas que dizem ter feito esta bandeira…
A senhora diz que por lá já ninguém se espantava com o feito de costurar a bandeira que foi para a lua. Acham mesmo?
Gostaria de ver esse artigo do New York Times. A senhora não comprou?
Desculpem o meu cepticismo! Mas somos (portugueses) os únicos a ter conhecimento fidedigno de quem fez a bandeira??
http://www.collectspace.com/ubb/Forum14/HTML/0007…
Neste link pode ler-se que a senhora Dolores Black diz ter sido ela a fazer a bandeira e poderia confirmar se a visse porque a assinou. Esta senhora diz que era costureira em Milwaukee, 903 milhas de New Jersey… Uma delas estará errada e a Dolores Black é reconhecida nos Estados Unidos, onde a nossa Maria Isilda diz que ninguém lhe ligava por ser banal ir à lua…
Perguntem-lhe, por favor, por que não comprou o New York Times.
Acabo de ver na RTP2 e desconhecia que a bandeira americana tinha sido rematada por uma portuguesa. É sempre bom saber que, por pequeno que seja, há sempre um contributo português para algo grandioso mesmo quando praticado por outras nações.
E também é bom saber que a Senhora Isilda Ribeiro vive agora a sua merecida reforma na terra que a viu nascer e que está bem de saúde.