Dnepr-1 lança multi-carga para a órbita terrestre

Lançamento Dnepr-1 Dubaisat

A empresa Kosmotras levou a cabo o lançamento de um foguetãoDnepr-1 que colocou em órbita seis satélites de diferentes nacionalidades. O lançamento teve lugar a partir do Complexo de Lançamento LC109/95 do Cosmódromode Baikonur às 1846:29UTC do dia 29 de Julho.

O primeiro satélite dos Emiratos Árabes Unidos (EAU), o DubaiSat-1, tinha uma massa de 190 kg no lançamento. Operado pelo Instituto de Ciência Avançada e Tecnologia dos EAU, o satélite foi construído pela companhia coreana Satrec Initiative e é baseado no modelo SI-200, transportando uma câmara óptica com uma resolução de 2,5 metros (em preto-e-branco) e de 5 metros (a cores). As imagens obtidas serão utilizadas para desenvolvimento urbano, pesquisas científicas, telecomunicações, transportes, construção e desenho de mapas, além de previsões relacionadas com o aparecimento e evolução de bancos de novoeiro, previsão de tempestades de areia, pesquisas sobre a qualidade da água e testes de engenharia.

A bordo Dnepr-1 encontrava-se também o satélite Deimos-1 que irá recolher imagens de média resolução com a ajuda de um sistema óptico com uma resolução de 22 metros. Este satélite espanhol, construído pela SSTL e baseado no modelo Microsat-100, junta-se a uma frota de satélites em órbita destinados à monitorização de desastres naturais e originados pela acção humana. Uma missão semelhante tem o satélite UK-DMC-2 também lançado a bordo do Dnepr-1 e também construído pela SSTL baseado no modelo Microsat-100. As imagens obtidas por estes dois satélites serão utilizadas para a criação de mapas, planeamento urbano, gestão dos resursos terrestres, segurança e auxílio a desastres. No lançamento o Deimos-1 tinha uma massa de 91 kg e o UK-DMC-2 tinha uma massa de 96 kg.

Os satélites AprizeSat-3 e AprizeSat-4 tinha uma massa de 12 kg no lançamento. Foram desenvolvidos pela Aprize Satellite Inc. e irão fornecer dados de detecção e de monitorização.

Finalmente, o pequeno Nanosat-1B foi desenvolvido pela agência espacial espanhola tem como objectivo a demonstração de tecnologias espaciais básicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.