Ecos da Astrofesta

astrofesta09
A Astrofesta 2009 decorreu de 29 Julho a 2 de Agosto no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.
Começou dia 29, com uma palestra às 18h, intitulada “Galileu – Imaginação, curiosidade, incompreensão”.
Dia 30, foi a vez da palestra “Eddington e o eclipse do Sol de 1919 para confirmar a Teoria da Relatividade Geral”.
Dia 31 foi a Sessão Oficial de Abertura, seguida de algumas palestras.
Dia 1 de Agosto, sábado, foi o dia em grande da Astrofesta, com várias palestras, actividades diversas, e observações astronómicas.
Algumas palestras dos nossos colaboradores:
18:40 – Um pé na Lua, há 40 anos – José Matos (FISUA)
19:20 – O Observatório de Braga – João Paulo Vieira (ORION)
20:00 – Lua: mitos e realidade – Jorge Fonte (Astrotaipas)
20:40 – Astrofotografia para todos – Miguel Claro (APAA)
Dia 2 de Agosto será a Sessão de Encerramento, com a palestra “O Legado de Eddington e Einstein”.
Vejam todo o programa, clicando aqui.

IMG_4366Recebi umas fotos da Astrofesta. Achei-me, por isso, na obrigação de deixar aqui o meu testemunho da Astrofesta 2009, a 10º em que participo como espectador/palestrante. Relativamente às fotos em questão, foram tiradasno sábado, 1 de Agosto, após o almoço. Como é habitual, nestas coisas as palestras vão-seprolongando um pouco para lá do estipuladoe, apesar da palestra do Bruno Henriques (Desde o Big Bang até à formação das estrelas) do instituto de Cosmologia e Gravitação de Portsmouth ter começado quase na hora certa, a partir daí os atrasos foram-se acumulando. Logo a seguir o Guilherme de Almeida trouxe-nos um tema pouco explorado, mas que foi abordado de uma forma interessante – “Como colimar Telescópios.” Antes do intervalo para a “sandes” ainda falou o José Matos do FISUA, no registo a que já nos habituou.

IMG_4419A palestra do José Matos versou sobre a ida do homem à Lua, relacionando, sempre, as missões Apollo realizadas nos finais dos anos 60s e princípios dos 70s com as futuras missões cujo lançamento está previsto que se realize até 2020. O intervalo para comer foi cerca das 20h (Hora para a qual estava marcada a minha palestra). A refeição rápida no café em frente não aliviou muito a pressão sobre os últimos palestrantes. Antes de mim, o João Paulo Vieira da Orion falou sobre o Observatório Astronómico de Gualtar em Braga, tendo estabelecido uma ligação por controlo remoto e convidado os presentes para aproveitarem as potencialidades do mesmo a nível da astronomia amadora e da investigação. Para mim e para o Miguel Claro sobraram pouco mais de 40 minutos.

IMG_4430Assim a palestra Lua: Mitos e Realidades só começou às 21:15, pelo que os 45 minutos que tinha passaram a 20. Uma apresentação que demorou várias horas (Se não dias) a preparar teve de ser comprimida em menos de meia hora. Da meia hora que gastei ainda deixei cerca de 15 a 20 minutos ao último palestrante pois o inicio do concerto era a única coisa que não se podia alterar. Mesmo assim, a apresentação do livro do Guilherme de Almeida passou para depois do concerto.
No final, tendo em conta que a viagem era longa, pois a carrinha que alugamos não oferecia condições mínimas de segurança para infringir a lei ultrapassando os 120 na auto-estrada, lá tivemos de sairsem assistir aoconcerto. Por volta das 2 da manhã chegamos a Braga e fomos todos para casa descansar que apesar de ser Domingo mais logo havia sessões da Astronomia no Verão para realizar!

1 comentário

  1. 1 – Foi realmente "uma seca" como já ouvi a comentarem?

    2 – A assistência foi realmente fraca de somente algumas dezenas?

    Ouvi dizer 60 pessoas no sábado (dia principal)… 🙁

    3 – Como se compara esta astrofesta às outras astrofestas?

    Por exemplo, por ter sido em Lisboa teve mais assistência nalguns dias?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.