Coreia do Sul falha lançamento do STSAT-2

capt_photo_1251191397831-3-0

A Coreia do Sul levou a cabo o lançamento do satélite cientítifco experimentalSTSAT-2 a bordo do foguetão Naro-1às 0800UTC do dia 25 de Agosto de 2009. O lançamento esteve inicialmente previsto para ter lugar a 19 de Agosto, mas acabou por ser adiado devido a problemas técnicos com o seu primeiro estágio.

Os observadores puderam testemunhar um acentuado desvio do Naro-1 logo após abandonar a plataforma de lançamento do Centro Espacial Naro. O veículo acabou por corrigir a sua trajectória, iniciando logo de seguida um desvio para a direita numa manobra prevista antes do lançamento.

Porém, parece que nem tudo correu como previsto.Os especialistas espaciais russos indicaram que o satélite STSAT-2 não terá entrado em órbita devido a um problema com o desempenho do segundo estágio do foguetão lançador Naro-1. Ao contrário do que tinha sido referido pelas autoridades sul-coreanas, o satélite STSAT-2 não entrou em órbita terrestre.

Ainda segundo os especialistas russos, os movimentos observados nos segundos iniciais do lançamento estavam perfeitamente previstos. O primeiro estágio, de origem russa, terá tido um bom desempenho constituindo assim um bom teste para os especislistas russos.

Actualização: as autoridades sul-coreanas confirmaram que o satélite STSAT-2 não atingiu a órbita terrestre.

O Naro-1 foi desenvolvido em conjunto pela Rússia e pela Coreia do Sul. O seu primeiro estágio é baseado no primeiro estágio do foguetão lançador russo Angara enquanto que o segundo estágio, de combustível sólido,é de origem sul-coreana.

O satélite STSAT-2 (Science and Technology Satellite-2) era um satélite científico experimental com uma massa de 100 kg. O satélite transportava dois instrumentos: o LIST (Lyman- alpha Imaging Solar Telescope), para a obtenção de imagens do disco solar no espectro Lyman alfa do hidrogénio, e o SLR (Satellite Laser Ranging) que iría medir a distância precisa entre as estações terrestres e o satélite.

O primeiro foguetão sul-coreano, Naro-1, teve problemas no lançamento, não conseguindo pôr o satélite na órbita planeada.
Assim, o satélite Sul-Coreano foi destruído ao reentrar na atmosfera terrestre.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.