Encontro na Atalaia, 19 de Setembro

Este tinha sido o nosso convite:

“A ATALAIA foi desde 2000, e continua a ser, um viveiro de novos astrónomos e transformou-se num local de referência para todos os que querem ter a experiência de olhar o céu através de um telescópio.
Como um contributo para o Ano Internacional da Astronomia resolvemos patrocinar uma noite de observação visual.
Para isso garantimos, desde já, a presença de telescópios de grande abertura.
Confirmamos a presença de:
– Obsession de 18 polegadas do Anselmo Dias;
– Obsession de 18 polegadas do José Ribeiro;
– Obsession de 15 polegadas do Alfonso Portela;
– Obsession de 15 polegadas do Alberto Fernando.
A data será 19 de Setembro, sábado.
Todos os telescópios e pessoas serão bem vindos.

Não vamos fazer palestras; não vamos organizar jantares.
Vamos fazer uma noite de observação visual em que todos poderão olhar através dos melhores telescópios existentes em Portugal neste domínio.
Não é preciso confirmar presenças, nem fazer marcações.
Simplesmente, apareçam. Para observar, para conviver, para conversar, para ver uns equipamentos, para conhecer outras pessoas.
Vamos fazer da astronomia uma festa.”

Alberto, Alfonso, Anselmo, José Ribeiro

“As Sessões de Observação Astronómica têm como objectivo a promoção da prática da astronomia na zona de Lisboa e arredores, tentando minorar as condições adversas que este local do País nos oferece. As sessões são dirigidas a todos, do simples curioso ao astrónomo amador mais experiente e até mesmo àquele que apenas deseja ver um céu que nunca antes viu, de que já se esqueceu ou que só vê naquelas férias, lá na “terra”. Para quem se está a iniciar na astronomia esta é uma excelente oportunidade de aprender mais e contemplar o céu a olho nu, com binóculos ou telescópio. Para além da sempre muito interessante troca de ideias e conhecimentos, as observações em grupo reduzem bastante o problema da segurança. Quantos não serão os que não fazem observações porque não têm nenhum local seguro para onde ir? Quantos não têm de arriscar, por vezes totalmente sozinhos, ficando vulneráveis a vários perigos? Na Atalaia todos se podem reunir em segurança e observar em conjunto.”

Leiam mais, clicando aqui.


Ontem, 19 de Setembro, decorreu o encontro dedicado à observação visual.

Não eram nada promissoras as previsões meteorológicas. Tempo nublado,com uma larga faixa de nuvens a atravessar toda a zona.

Era a vingança do Mr. Murphy por não ter sido pessoalmente convidado.

Mas isso não impediu o encontro e o convívio.

Pelas 18:30 já o Alberto, José Ribeiro e Anselmo montavam os equipamentos: – Obsessions de 15, 18 e 18 polegadas, respectivamente.

3 Obsessions

Os Obsessions do Anselmo, do José Ribeiro e do Alberto

Depois, com o cair da noite, as pessoas foram chegando, pouco a pouco.

Não foi a enchente que provavelmente teria sido se o tempo estivesse de feição, mas estiveram lá cerca de 60 pessoas.

18 pol

O 18 polegadas do Paulo Mesquita

Reviveu-se o bom ambiente das sessões de observação da Atalaia.

Também houve algumas abertas.

E então houveobervação: -Júpiter sempre presente, Urano e Neptuno observados através das nuvens, M57 – o anel da Lira – amplificado a 560x e a mostrar a estrela central, a dupla dupla bem aberta, M15, M22, M11, M17, M8, M27, M76, M31e uma exploração dos enxames abertos de Cassiopeia foram o menu da noite (isto no 15 polegadas).

Depois as nuvens vieram para ficar, mas ainda deu para ver a sombra de uma das luas sobre Júpiter.

Foi uma noite muito agradável que, tendo em conta a meteorologia, em muito excedeu as nossas expectativas.Foi bom fazer um petisco ali no local enquanto o sol desaparecia por detrás das nuvens e as pessoas iam chegando; foi bom ver rever alguns que já não víamos há algum tempo; foi bom conhecer pessoas que ainda não conhecíamos; foi bom conversar; foi bom poder mostrar boas imagens do que havia para ver; foi bom verificar o contentamento de todos por estarem ali; foi bom até receber algumas chamadas de alguns que não podiam marcar presença por razões pessoais.

Foi muito bom confirmar que há muitos que envergaram a camisola da Atalaia e que o espírito inicial está vivo e maduro, para durar.

A Atalaia ficou mais rica.

E a astronomia também.

Alberto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.